Esporte

Benfica e Dortmund fazem duelo de opostos pelas oitavas da Liga dos Campeões

13/02/2017 16h48

Lisboa/Berlim, 13 fev (EFE).- Benfica e Borussia Dortmund, que vêm tendo trajetórias bastante diferentes nesta temporada, iniciarão nesta terça-feira, às 17h45, no Estádio da Luz, duelo por uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O time da casa nesta primeira partida é líder do Campeonato Português, com 51 pontos, mas penou para avançar às eliminatórias do torneio continental, se classificando na última rodada do grupo B, graças a derrota do Besiktas para o Dínamo de Kiev por 6 a 0 - simultaneamente, os Encarnados caíram diante o Napoli por 2 a 1.

Os aurinegros, por outro lado, estão na quarta colocação do Alemão, muito distante da briga pelo título, e chegam para o jogo após derrota para o lanterna da competição nacional, o Darmstadt 98, por 2 a 1. Na 'Champions', no entanto, a equipe liderou o grupo F, ficando a frente do Real Madrid, com 14 pontos em 18 disputados.

O Benfica chega para o jogo, embora vivendo boa fase doméstica, com preocupação grande, já que o atacante Jonas é dúvida. O ex-Santos e Grêmio apresenta problema cervical e ficou fora do último treino da equipe, nesta segunda-feira.

Caso o brasileiro não possa atuar nesta primeira partida das oitavas, no Estádio da Luz, o peruano André Carrillo deverá começar entre os titulares, formando dupla com o grego Kostas Mitroglou.

Por outro lado, o meia argentino Eduardo Salvio se recuperou de lesão no tornozelo direito e está liberado para atuar no setor de meio, sendo o principal responsável por municiar os homens de frente da equipe portuguesa.

Entre os relacionados, o Benfica ainda pode ter para este jogo o meia brasileiro Filipe Augusto, recém-contratado junto ao Braga. O jogador, de 23 anos, foi revelado pelo Bahia e já passou, por empréstimo, pelo Valencia.

No Dortmund, o meia Mario Götze é desfalque certo, por causa de problemas musculares. O autor do gol que deu o título mundial para a Alemanha, no Maracanã, em 2014, no entanto, não vem sendo aproveitado como titular pelo técnico Thomas Tüchel.

Os aurinegros irão para Portugal sem grandes dúvidas quanto ao 11 inicial que será escalado, já que os laterais Lukasz Piszczek e Marcel Schmelzer se recuperaram de lesões estão liberados para começar jogando em Lisboa.

No comando de ataque está a principal esperança da equipe para seguir bem na 'Champions', o atacante gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, artilheiro do Dortmund na competição com quatro gols.

Esta é apenas a segunda vez que os dois times disputam eliminatória. Em 1963, os adversários desta terça-feira duelaram pela primeira fase da então chamada Copa Europeia. Na ida, o Benfica levou a melhor, em casa, por 2 a 1, com direito a gol de Eusebio.

Na volta, o Dortmund não tomou conhecimento do rival, goleando por 5 a 0, com show do atacante Franz Brungs, que marcou três vezes. Friedhelm Konietzka e Reinhold Wosab completaram o marcador para a equipe que avançou até às semifinais, caindo diante da futura campeã, a Inter de Milão.



Prováveis escalações:.

Benfica: Ederson; Nélson Semedo, Luisão, Lindelof e Eliseu; Fejsa, Pizzi, Salvio e Cervi; Mitroglou e Jonas (ou Carrillo). Técnico: Rui Vitória.

Borussia Dortmund: Bürki; Piszczek, Sokratis, Batra e Schmelzer; Weigl, Castro, Guerreiro, Dembelé e Reus; Aubameyang. Técnico: Thomas Tüchel.

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália), auxiliado pelos compatriotas Elenito Di Liberatore e Riccardo Di Fiore.

Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo