Esporte

Morre Nadiya Olizarenko, campeã olímpica dos 800 metros nos Jogos de Moscou

Da EFE

19/02/2017 07h43

A atleta soviética Nadiya Olizarenko, campeã dos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, morreu aos 63 anos, segundo informou neste domingo Sergei Bubka, presidente do Comitê Nacional Olímpico da Ucrânia.

"Outra má notícia. A ucraniana Nadiya Olizarenko, ouro olímpico nos 800 metros em 1980 e recordista mundial, faleceu. Descanse em paz", escreveu Bubka em sua conta no Twitter.

Embora ainda não se tenha informado o motivo de sua morte, a imprensa local havia informado anteriormente que Olizarenko foi diagnosticada em 2015 com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença de difícil tratamento.

Seu marido tinha dedicado os últimos meses a arrecadar fundos para curar sua esposa, que deixou as pistas em 1992, pouco depois da dissolução da União Soviética.

Olizarenko, que nasceu na cidade russa de Briansk, morava há anos na cidade ucraniana de Odessa, no Mar Negro, onde trabalhou como treinadora e inclusive abriu em 2001 seu próprio clube de atletismo.

Além do ouro nos 800, corrida na qual marcou um recorde mundial (1min53s43), a atleta conquistou o bronze nos 1500 em Moscou, além de proclamar-se campeã da Europa em Sttutgart, em 1986, e conseguir a prata no Europeu de Praga, em 1978.

Após perder, devido ao boicote comunista, os Jogos de Los Angeles em 1984, sua última grande competição foram os Jogos de Seul em 1988, onde não conseguiu passar das semifinais.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo