Esporte

Rio Open começa com derrota do atual campeão e homenagens a brasileiras

20/02/2017 23h16

Rio de Janeiro, 20 fev (EFE).- A quadra central do complexo montado no Jockey Club Brasileiro recebeu a visita da zebra já nesta segunda-feira, primeiro dia de disputas do Rio Open, com a eliminação do atual campeão, o uruguaio Pablo Cuevas, e foi palco também de homenagens a tenistas brasileiras que chegaram ao top 100 do ranking da WTA.

Número 30 do mundo, Cuevas perdeu para o belga Arthur de Greef, proveniente do qualifying, por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 3-6 e 7-5, em 2h15min de uma partida surpreendente, já que o tenista europeu já tem 24 anos e nenhum resultado de expressão.

O último game acabou sendo o grande momento do confronto. O uruguaio teve um forehand na mão para empatar a terceira parcial em 6-6 e provocar a realização de tie-break, mas não matou o ponto e levou o contra-ataque.

De Greef então desperdiçou um primeiro match point com uma "madeirada" com a quadra praticamente aberta, mas não vacilou na segunda chance e fechou em 7-5. Com isso, o número 138 do mundo protagonizará na segunda rodada um duelo de qualifiers com o argentino Nicolás Kicker, que também hoje levou a melhor sobre o italiano Marco Cecchinato, outro atleta proveniente da fase preliminar, com parciais de 7-5 e 6-0.

Quem também foi derrotado na quadra Guga Kuerten é o brasileiro Rogério Dutra Silva, de 33 anos, que no jogo de abertura caiu diante do norueguês Casper Ruud, de 18. As parciais foram de 6-3 e 6-4, e o confronto durou 1h25min.

Convidado da organização para a chave principal, Ruud obteve a primeira vitória da carreira em um torneio da ATP e a primeira da Noruega desde 2014. Após a partida, ele garantiu não ter pensado nesses feitos enquanto esteve em quadra.

"Ainda não tinha pensado por esse lado histórico. É algo especial e que me dá confiança para a próxima partida e os próximos torneios. Mas o que quero é continuar olhando para frente", declarou em entrevista coletiva.

O próximo adversário de Ruud será o espanhol Roberto Carballes Baena, que no outro jogo da central também surpreendeu ao eliminar o português João Sousa, oitavo favorito, em sets diretos, com parciais de 6-3 e 6-1.

A Guga Kuerten sediou ainda uma homenagem a quatro tenistas brasileiras que já figuraram entre as 100 melhores do ranking, Teliana Pereira, Andrea Vieira, Patrícia Medrado e Gisele Miró. Diante das poucas pessoas que compareceram ao primeiro dia de disputas, as quatro receberam uma placa das mãos de Maria Esther Bueno, dona de sete títulos de Grand Slam em simples e 11 em duplas, além de um buquê.

Também nesta segunda-feira, Diego Schwartzman superou Renzo Olivo em duelo de argentinos e jogará contra o compatriota Federico Delbonis ou o italiano Paolo Lorenzi, sétimo cabeça de chave.

Outro representante do país vizinho, Facundo Bagnis, foi eliminado pelo sérvio Dusan Lajovic, que espera o conterrâneo Janko Tipsarevic, ex-top 10 e atual número 96 do ranking, ou o austríaco Dominic Thiem, segundo favorito e oitavo na lista da ATP.

Nas duplas, os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini, campeões do Aberto da Austrália em 2015, perderam para o chileno Júlio Peralta e o argentino Horacio Zeballos. O time sul-americano espera os vencedores do confronto entre o brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot, segundos pré-classificados, e a parceria 100% "caseira" formada por João Souza, o Feijão, e Fabricio Neis.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo