Esporte

Fla inicia campanha na Libertadores buscando superar maus resultados recentes

07/03/2017 17h12

Rio de Janeiro, 7 mar (EFE).- Campeão da América em 1981, mas marcado pelos maus resultados nos últimos anos em âmbito continental, o Flamengo estreará na edição de 2017 da Taça Libertadores nesta quarta-feira enfrentando o San Lorenzo no Maracanã com o objetivo de construir uma história melhor que as recentes.

O melhor desempenho do Rubro-Negro em um torneio da Conmebol neste século foi a que culminou com o vice-campeonato da extinta Copa Mercosul. Na decisão, a equipe então comandada por Carlos Alberto Torres perdeu justamente para o 'Ciclón' na disputa de pênaltis, após 0 a 0 no Maraca e 1 a 1 no Nuevo Gasómetro.

Desde então, o mais longe que o Fla foi em uma competição continental foi a participação nas quartas de final da Libertadores em 2010. Na ocasião, foi o pior entre os 16 classificados para as oitavas, mas eliminou o dono da melhor campanha, o Corinthians. Porém, logo depois caiu diante do Universidad do Chile, então liderado pelo meia Montillo, hoje no Botafogo.

Quanto ao principal torneio da América do Sul, houve ainda três quedas na fase de grupos (2002, 2012 e 2014) e três nas oitavas (2007, 2008 e 2011). Na disputa mais recente, a Sul-Americana do ano passado, foi derrubado pelo modesto Palestino, do Chile, também nas oitavas.

Antes da estreia desta quarta, no último domingo, o time do técnico Zé Ricardo disputou a final da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. Após empate em 3 a 3 no tempo normal, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis.

O treinador minimizou a importância do tropeço e prometeu à torcida que a equipe estará muito concentrada para fazer um grande jogo diante do campeão continental de 2014.

O Flamengo investiu forte para a disputa da Libertadores, na qual está no grupo 4, considerado um dos mais difíceis desta edição, já tem ainda Atlético-PR e Universidad Católica. A diretoria apostou em três reforços estrangeiros, o lateral-esquerdo Trauco, contratado para suprir a venda de Jorge ao Monaco, o meia Conca e o atacante Berrío, que conquistou o título da competição pelo Atlético Nacional em 2016. Outra aquisição foi a do volante Romulo.

O San Lorenzo, por sua vez, disputará no Rio de Janeiro sua primeira partida oficial do ano devido à greve realizada pelos jogadores do futebol argentino, que exige o pagamento de dívidas dos clubes.

A falta de ritmo em competição pode ser um aspecto fundamental no desenrolar da partida. O técnico do 'Ciclón', o uruguaio Diego Aguirre, que recentemente passou por Internacional e Atlético-MG, apostará no 4-3-3 com os meio-campistas Belluschi e Ortigoza como homens mais destacados.

A principal dúvida na formação inicial é a presença do também meia Cerutti, que teve uma lesão de grau 1 no músculo abdutor da coxa direita, mas já treinou normalmente no fim de semana.

Durante a pré-temporada, o San Lorenzo teve um desempenho irregular com duas vitórias, dois empates e três derrotas e, a priori, longe do nível de 2014, quando levantou a taça.



Prováveis escalações:.

Flamengo: Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Romulo e Willian Arão; Everton, Diego e Mancuello; Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.

San Lorenzo: Torrico; Díaz, Angeleri, Caruzzo e Montoya; Mussis, Ortigoza, Belluschi e Cerutti; Blandi e Botta. Técnico: Diego Aguirre.

Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai), auxiliado pelos compatriotas Mauricio Espinosa e Miguel Nievas.

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo