Topo

Irregular em 2017, Santos estreia na Libertadores contra o Sporting Cristal

08/03/2017 19h30

Lima, 8 mar (EFE).- Sem demonstrar até agora o bom futebol que o levou ao vice-campeonato brasileiro no ano passado e mal no Paulistão, o Santos terá nesta quinta-feira a chance de um recomeço na temporada, estreando na Taça Libertadores contra o Sporting Cristal no Estádio Nacional, em Lima.

O Peixe entrou em campo sete vezes até agora pelo estadual, com três vitórias, um empate e três derrotas, duas delas em clássicos, contra São Paulo e Corinthians. Com isso, é apenas terceiro colocado no grupo D, atrás de Ponte Preta e Mirassol.

Na competição continental, o tricampeão da América compõe o grupo 2, que, além do Cristal, tem The Strongest e Independiente Santa Fé. Esses dois times também entrarão em campo nesta quinta, no estádio Hernando Siles, em La Paz.

O técnico Dorival Júnior poderá contar pela primeira vez com os meio-campistas Renato e Lucas Lima juntos, além do homem-gol Ricardo Oliveira, que começou o ano enfrentando uma série de lesões. Outra novidade é o meia-atacante colombiano Vladimir Hernández, contratado junto ao Junior Barranquilla e cujo nome enfim figura no BID.

"Conversamos bastante com o professor Dorival e com nossos companheiros sobre a Libertadores. Eu nunca joguei, essa será minha estreia. Estou feliz por jogar pelo Santos. Espero fazer um bom futebol para ajudar a equipe", comentou o lateral Zeca, campeão olímpico no ano passado.

"Acredito que será um jogo pegado, com dois times que tocam bem a bola. Mas estamos estudando o time deles. Vamos treinar e fazer tudo certo. Estamos atentos para tudo e vamos, se Deus quiser, pontuar ao máximo nos primeiros jogos para ficar tudo mais tranquilo depois", acrescentou.

Jogar em território peruano traz boas lembranças para o Santos. Em 2012, em sua última das 13 participações na Libertadores, o time paulista venceu o Juan Áurich por 3 a 1 sem maiores dificuldades, também pela fase de grupos.

Para o Sporting Cristal, será a 33ª participação no torneio, a quinta consecutiva. A melhor campanha até hoje foi a de 1997, ano em que foi vice-campeão ao cair diante do Cruzeiro na decisão, mas desde 2004 não avança ao mata-mata.

Em âmbito nacional, os 'Celestes' também não vêm bem. No último domingo, pelo Torneio de Verão, foi goleado pelo modesto Cantolao também como mandante.

O técnico José del Solar, o 'Chemo', tem os principais atletas do elenco à disposição. O time é bastante experiente, com destaque para o meia Lobatón, de 37 anos. A exceção é o zagueiro Garcés, que tem apenas 20.



Prováveis escalações:.

Sporting Cristal: Viana; Revoredo, Garcés, Cazulo e Céspedes; Calcaterra, Sánchez e Lobatón; Gabriel Costa, Ortiz e Ifrán. Técnico: José del Solar.

Santos: Vladimir; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Cleber e Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima e Vitor Bueno; Copete e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

Árbitro: José Argote (Venezuela), auxiliado pelos compatriotas Carlos López e Luis Murillo.

Estádio Nacional, em Lima.