Topo

Campeonato Argentino é retomado após mais de 80 dias com vitória do Vélez

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

10/03/2017 00h51

Após mais de 80 dias de paralisação, o Campeonato Argentino retomou as atividades nesta quinta-feira e no primeiro jogo de 2017, o Vélez Sarsfield derrotou o Estudiantes por 3 a 2, no Estádio José Amalfitani, pela 15ª rodada da competição.

Mariano Pavone (dois) e Diego Zabala fizeram os gols do Vélez, já Augusto Solari e Javier Toledo descontaram para o Estudiantes, adversário do Botafogo na próxima terça-feira, no Rio de Janeiro, pelo Grupo 1 da Taça Libertadores.

Com o resultado desta quinta, o Vélez Sarsfield passou para a 20ª colocação, com 17 pontos. O Estudiantes segue na 4ª posição, com 27.

No sábado, o líder Boca Juniors enfrentará o Banfield, fora de casa, e o River Plate, sétimo colocado, receberá o Unión.

A competição tinha parada inicialmente prevista em dezembro, para férias e disputa dos torneios de verão, habituais quando havia divisão entre Apertura e Clausura - e Inicial e Final, outra denominação que as metades da temporada ganharam.

O futebol do país, no entanto, entrou em profunda crise, com uma verdadeira guerra entre governo, AFA, clubes e jogadores. O presidente Mauricio Macri encerrou o programa 'Fútbol para Todos', que garantia a transmissão das partidas do Argentino em televisão aberta.

Com isso, o dinheiro que chegava a federação e equipes foi drasticamente reduzido, por consequência, os salários de atletas começaram a atrasar. Convocada pelo sindicato local, uma greve foi convocada e teve como consequência o atraso do reinício do campeonato.