Esporte

Chile recebe Venezuela e mira retorno à zona de classificação para a Copa

27/03/2017 22h38

Santiago, 27 mar (EFE).- A seleção do Chile recebe nesta terça-feira a Venezuela com o objetivo de voltar à zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018 nas Eliminatórias sul-americanas, ou pelo menos à quinta posição, o que conseguirá em caso de vitória no duelo válido pela 14ª rodada.

Os chilenos vêm de derrota na semana passada para a Argentina por 1 a 0, em Buenos Aires, e somam 20 pontos. Porém, como a disputa por vagas no Mundial da Rússia está muito acirrada, apenas três pontos os separam do vice-líder Uruguai, e dependendo da combinação de resultados, a 'Roja' pode subir para terceiro na tabela - já que a 'Celeste' não pode ser ultrapassada no saldo de gols, primeiro critério de desempate.

No pior dos cenários em que vença, o Chile subiria para o quinto lugar - que ao fim das Eliminatórias vale vaga na repescagem -, já que a quarta colocada Colômbia (21 pontos) e o Equador, que está em quinto (20), farão confronto direto em Quito.

Os comandados de Juan Antonio Pizzi terão pela frente uma Venezuela em último lugar, com seis pontos e sem chance de classificação, e que pelas mãos do técnico Rafael Dudamel optou por promover uma grande renovação do elenco, apostando em alguns jovens que devem ir ao Mundial sub-20 com a ideia de prepará-los para as próximas Eliminatórias.

"Vamos brigar por cada ponto na atual fase classificatória, mas também precisamos nos projetar para o futuro", resumiu Dudamel em Santiago.

Outro fator que pode pesar contra o Chile é a pressão de jogar como anfitrião e com a obrigação de vencer. No mesmo Estádio Monumental de Santiago onde entrará em campo para enfrentar a seleção 'Vinotinto', a 'Roja' não conseguiu marcar um gol na agora vice-lanterna Bolívia em setembro, quando também encarou um rival contra o qual era ampla favorita.

"Todas as equipes nos enfrentam agora na defensiva, e cada vez mais chegar ao gol ficou mais difícil", lamentou no domingo o zagueiro Gonzalo Jara.

Pizzi também tem notícias positivas para esta terça-feira. A principal é o retorno do meia Arturo Vidal, ausente contra a Argentina por suspensão.

Além disso, o treinador estuda a possibilidade de iniciar o jogo com o atacante Nicolás Castillo ou o meia Jorge Valdivia, a julgar pelas experiências no treino de segunda-feira, e quem pode acabar sacado é José Pedro Fuenzalida, titular e protagonista contra a Argentina, já que teve um gol anulado e cometeu o pênalti que Messi converteu para dar a vitória a sua seleção.

Já Dudamel deve pôr em campo desde o começo o jovem Sarwin Machís no ataque para o lugar de Josef Martínez, que se contundiu na semana passada na partida contra o Peru (2 a 2).

O técnico venezuelano também ainda uma dúvida no meio de campo: Alejandro Guerra, do Palmeiras, que levou uma cotovelada no nariz do são-paulino Christian Cueva no mesmo jogo e sangrou bastante, pode dar lugar a Arquímides Figuera, embora o mais provável é que seja titular.



Prováveis escalações:.

Chile: Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Jean Beausejour; Charles Aránguiz, Arturo Vidal e Francisco Silva; Eduardo Vargas, Nicolás Castillo (Jorge Valdivia) e Alexis Sánchez. Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Venezuela: Wilker Faríñez; Alexander González, Wilker Ángel, Mikel Villanueva e Rolf Feltscher; Jhon Murillo, Tomás Rincón, Alejandro Guerra (Arquímides Figuera) e Rómulo Otero; Darwin Machís e Salomón Rondón. Técnico: Rafael Dudamel.

Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai), auxiliado pelos compatriotas Mauricio Espinosa e Nicolás Taran

Estádio: Monumental, em Santiago (Chile).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo