Topo

Ajax mostra "velho futebol", bate Lyon e fica perto da final da Liga Europa

Ex-são-paulino David Neres entrou em campo no segundo tempo - Toussaint Kluiters/Reuters
Ex-são-paulino David Neres entrou em campo no segundo tempo Imagem: Toussaint Kluiters/Reuters

Da EFE, em Amsterdã

03/05/2017 15h43

O Ajax mostrou um pouco do futebol ofensivo que o consagrou em outras gerações e bateu o Lyon por 4 a 1 em casa nsta quarta-feira (3), dando grande passo para se garantir na final da Liga Europa, que será disputada no dia 24 deste mês, na Suécia.

Pressionado nos primeiros minutos pela equipe visitante, o time de Amsterdã abriu o marcador aos 25 minutos do primeiro tempo, com o atacante Bertrand Traoré. Pouco depois, aos 34, ampliou com o atacante Kasper Dolberg.

Ainda contando com titubeadas da defesa do Lyon, o Ajax chegou ao terceiro gol aos 4 da etapa complementar, com o meia Amin Younes. A equipe francesa cresceu de produção e descontou aos 21, com o meia Mathieu Valbuena. Instantes depois, o meia Nabil Fekir teve grande oportunidade, mas parou no goleiro Andre Onana.

Como diz o ditado, "quem não faz, leva", e foi justamente o que aconteceu na partida. Aos 26 do segundo tempo, Traoré concluiu para o fundo da rede uma grande trama do setor ofensivo 'Ajacieden', que teve participação de Davy Klaassen e cruzamento preciso de Hakim Ziyech.

O Lyon contou com o lateral direito Rafael, que entrou em campo aos 24 minutos da etapa final, substituindo Christophe Jallet. Outro brasileiro relacionado para a partida, o meia David Neres, que saiu do banco mais tarde, aos 42, no lugar de Dolberg.

O jogo que abriu as semifinais da Liga Europa aconteceu nesta quarta-feira, um dia antes do previsto inicialmente, devido a um pedido do Ajax para a Uefa, pois na Holanda haverá amanhã a comemoração do Dia da Libertação, em referência ao fim da ocupação nazista no país.

O confronto de volta será realizado na próxima quinta-feira, na França. Amanhã, Celta de Vigo e Manchester United abrirão na Espanha a disputa da outra série rumo à final.

Quatro vezes campeão da Liga dos Campeões, o time holandês busca classificação inédita para a decisão do torneio secundário do Velho Continente, que existe desde 2009, quando substituiu a Copa da Uefa, conquistada pelo clube em 1992.

O Lyon, por sua vez, sonha com a primeira classificação para final europeia, depois de também ter alcançado às semis da Liga dos Campeões, em 2010, e da extinta Recopa, em 1964.