Esporte

Montanhista argentina está presa em maciço mais alto do Canadá

03/05/2017 11h48

Toronto (Canadá), 3 mai (EFE).- A montanhista argentina Natalia Martínez, de 37 anos, está presa no maciço mais alto do Canadá, o Monte Logan, no extremo noroeste do país, depois que dois terremotos que sacudiram a região provocaram avalanches.

O companheiro de Natalia, Camilo Rada, declarou nesta quarta-feira à emissora de radiotelevisão canadense "CBC" que a montanhista se encontra a aproximadamente 3 mil metros de altitude no Monte Logan, a segunda montanha mais alta de América do Norte, com 5.959 metros, e que é incapaz de se mover devido à instabilidade do terreno a seu redor.

"Agora mesmo, ela está fazendo o melhor para manter-se a salvo, manter o acampamento seguro, manter a barraca. As coisas não estão firmes e é possível que ocorra outro tremor. É perigoso se movimentar, seja para cima ou para baixo, portanto o plano é resgatá-la em helicóptero", declarou Rada.

No entanto, as equipes de emergência indicaram que as condições meteorológicas na região impedem o voo do helicóptero de resgate e não é esperada uma melhora no tempo até sexta-feira.

Segundo Rada, nas últimas horas Natalia teve que passar grande parte do tempo removendo neve para evitar que a barraca ficasse sob a neve.

Espera-se que as condições meteorológicas piorem durante os próximos dias, com tormentas e fortes ventos no Monte Logan.

Dois terremotos de magnitudes 6,2 e 6,3 sacudiram na segunda-feira o extremo noroeste do Canadá, perto da fronteira com o estado americano do Alasca, junto a outros tremores de menor intensidade.

Rada, que está em contato com Natalia através de um telefone via satélite, declarou que várias avalanches ocorreram ao redor de seu acampamento após o primeiro terremoto.

Depois do segundo tremor, a montanhista mudou seu acampamento para uma área próxima que oferecia mais segurança.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo