Topo

Nacional pega Defensor e pode conquistar título antecipado do Apertura

05/05/2017 16h01

Montevidéu, 5 mai (EFE).- O Nacional pode conquistar antecipadamente o título do Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio se vencer neste sábado o Defensor, em jogo válido 14ª e penúltima rodada da competição.

Líder com 32 pontos, dois a mais que o adversário, o Nacional pode erguer a taça diante da torcida do rival em caso de vitória no Estádio Luiz Franzini. Ao Defensor só interessa o triunfo para entrar reverter a vantagem na briga pelo título. Em caso de empate, o Nacional segue na frente da tabela e entra na última rodada praticamente com a mão na taça.

Os dois times são os únicos que têm possibilidades de se sagrarem campeões, já que o Peñarol, terceiro colocado, está a sete pontos de distância do Nacional e só pode somar seis pontos nas duas rodadas que faltam para o fim da competição.

O Defensor chega para a "final antecipada" em um bom momento, já que soma quatro vitórias consecutivas, a última delas contra o Montevideo Wanderers, por 3 a 2, com um gol de pênalti marcado nos acréscimos.

No entanto, os comandados de Eduardo Acevedo terão desfalques importantes na partida. Estão fora do jogo os zagueiros Guillermo de los Santos e Nicolás Correa, suspensos, além de Carlos Benavídez e Juan Manuel Bosselli, que partiram com a seleção uruguaia sub-20 para o Mundial da categoria que será disputado na Coreia do Sul.

Já o Nacional, vice-líder do grupo 7 da Taça Libertadores à frente da Chapecoense, entrará em campo como favorito apesar da partida ser disputada no estádio do rival.

O técnico Martín Lasarte ainda não definiu a equipe que enfrentará o Denfesor, mas sabe que não poderá contar com o atacante Rodrigo Aguirre, que sofreu um corte profundo em um dos braços durante um acidente doméstico e precisou ser operado.

Jorge Fucile deve entrar no lugar do colombiano Sergio Otalvaro na lateral-direita, enquanto Santiago Romero pode substituir Sebastián Rodríguez no meio-campo.

O Peñarol entra em campo já sem chances de chegar ao título. Eliminado e lanterna do grupo 5 da Libertadores, chave liderada pelo Palmeiras, a equipe fecha a rodada contra o Cerro, no domingo.



Programação da 14ª rodada do Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio:.

Sábado.

Rampla Juniors - Fénix.

Defensor - Nacional.

Danubio - Liverpool.

Plaza Colonia - El Tanque Sisley.

River Plate - Racing.

Domingo.

Sud América - Montevideo Wanderers.

Juventud de Las Piedras - Boston River.

Peñarol - Cerro.