Topo

Em vantagem, United e Ajax tentam desbancar Celta e Lyon nas semifinais

10/05/2017 13h11

Redação Central, 9 mai (EFE).- Manchester United e Ajax, que conquistaram vantagem na ida das semifinais da Liga Europa, entrarão em campo novamente nesta quinta-feira, em reencontros com Celta de Vigo e Lyon, respectivamente, que definirão os dois times que viajarão para Solna, na Suécia, palco da decisão do torneio.

O time inglês, mesmo atuando fora de casa, deu passo importante para avançar à final ao bater o rival espanhol por 1 a 0. O gol isolado da partida foi marcado pelo jovem atacante Marcus Rashford, aos 22 minutos do segundo tempo e deixou os Diabos Vermelhos a um empate da garantia da vaga.

A equipe de Amsterdã, por sua vez, foi bem mais impetuosa contra o Lyon, vencendo em casa por 4 a 1. Os atacantes Bertrand Traoré, duas vezes, Kasper Dolberg e o meia Amin Younes balançaram as redes para os anfitriões, e meia Mathieu Valbuena descontou para os visitantes.

Com a cabeça voltada para a Liga Europa, que dá ao campeão vaga na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, o técnico português José Mourinho só escalou quatro titulares na derrota para o Arsenal por 2 a 0, pelo Campeonato Inglês, praticamente dando adeus as chances de ir à 'Champions' pela competição nacional.

Na competição continental, o United defenderá invencibilidade nas fases mata-mata, já que venceu duas vezes o Saint-Étienne (3 a 0 a e 1 a 0), passou pelo Rostov (1 a 1 e 2 a 1), e avançou após dois empates com o Anderlecht em 1 a 1, com a vaga vindo na prorrogação.

O Celta, por sua vez, se apega a um resultado desta temporada, também em competição eliminatória, para sonhar com a virada. Na Copa do Rei da Espanha, o time derrotou o Real Madrid por 2 a 1, em pleno estádio Santiago Bernabéu. O confronto, no entanto, valeu por jogo de ida das quartas de final, e não de volta, como agora.

Na França, o Ajax vem com amplo favoritismo, podendo perder por dois gols de diferença. A classificação representaria o fim de um jejum de 21 anos sem avançar à decisão continental. A última vez foi no título da 'Champions' em 1995/1996, com craques como Frank de Boer, Edgar Davids, Nwankwo Kanu, Patrick Kluivert, entre outros.

O Lyon, por sua vez, tem um trunfo nas mãos, o bom desempenho em casa. Única sobrevivente entre as equipes de vieram da Liga dos Campeões para a fase 16 avos de final, o time do lateral-direito Rafael bateu AZ Alkmaar por 7 a 1, Roma por 4 a 2, e Besiktas por 2 a 1 até aqui.

Depois da definição dos dois classificados nesta quinta-feira, a grande final da Liga Europa será disputada no dia 24 de maio, na Friends Arena, em Solna, na Suécia.