Topo

Esporte

Trump anunciará apoio a candidatura para Copa 2026 em breve, diz dirigente

10/05/2017 19h08

Cidade do México, 10 mai (EFE).- O mandatário da Federação de Futebol dos Estados Unidos (USS), Sunil Gulati, disse nesta quarta-feira que em breve o presidente do país, Donald Trump, anunciará apoio a candidatura conjunta entre americanos, mexicanos e canadenses para sediar a Copa do Mundo de 2026.

Gulati se referiu ao tema após a reunião extraordinária da Concacaf, confederação à qual os três países pertencem, ocorrido nesta quarta no Bahrein. O encontro ocorreu dentro do congresso da Fifa.

"No futuro poderemos ver uma confirmação por parte de Trump e em Washington", disse Gulati em entrevista coletiva, na qual garantiu que o presidente está "especialmente contente" com a participação do México na candidatura.

Além do mandatário da USS, participaram do encontro o presidente da Concacaf, o canadense Victor Montagliani e o da Federação Mexicana de Futebol, Decio de María, que descartou que o tema do muro que Trump planeja construir na fronteira seja relevante.

"Acredito que o futebol é mais forte que isso. Queremos fazer um grande evento em torno do futebol, e acredito que podemos tentar isso além de questões políticas. Podemos criar uma grande organização e uma grande Copa do Mundo em 2026", comentou.

A Copa de 2026 será a primeira com 48 seleções. A divisão de vagas ficou da seguinte forma: 16 para a Europa (Uefa), 9,5 para a África (CAF), 8,5 para a Ásia (AFC), 6,5 para a América do Sul (Conmebol), também 6,5 para a América do Norte, Central e o Caribe (Concacaf) e 1,5 para a Oceania (OFC).

As duas últimas vagas serão decididas em um torneio eliminatório intercontinental com seis seleções. Além disso, o país anfitrião está automaticamente classificado, e a vaga correspondente será subtraída da cota atribuída a confederação em questão.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte