Esporte

Conmebol destaca presença sul-americana maciça em cargos estratégicos da Fifa

11/05/2017 20h49

Assunção, 11 mai (EFE).- A Conmebol destacou nesta quinta-feira a escolha de dirigentes sul-americanos para os comitês da Fifa em seu Congresso em Manama (Bahrein), como a da colombiana María Alejandra Rojas para a presidência da Câmara de Investigação do Comitê de Ética e a do paraguaio Alejandro Piera como vice-presidente do Comitê de Disciplina.

Rojas e Piera contaram com os votos das 211 federações de todo o mundo filiadas à entidade máxima do futebol, como a Conmebol destacou em seu site oficial.

Diversos especialistas consideraram de suma importância a designação da advogada colombiana, que foi presidente do Conselho de Estado de seu país e juíza auxiliar por nove anos na Corte Constitucional. Ela é vista como alguém independente do futebol do esporte.

O difícil desafio para María Alejandra Rojas consiste em responder sobre centenas de casos de supostas irregularidades que seu antecessor, o investigador suíço Cornel Borbely, dizia levar em curso, mas que não deixou esclarecidos.

"Há muitos processos que não foram concluídos. O desafio fundamental é esclarecer o que está pendente e mostrar que há um novo futebol, sem corrupção", declarou a jurista à imprensa após ter sido confirmada na nova função.

Além disso, passou a integrar a Câmara de Decisão do Comitê de Ética o brasileiro Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Outros dois dirigentes sul-americanos que assumiram cargos importantes foram Laureano González, segundo vice-presidente da Conmebol e presidente da Federação Venezuelana, e argentino Damián Dupiellet, que agora fazem parte do Comitê de Apelação. No Comitê de Disciplina, junto com Piera, entraram Jorge Palacio (Colômbia), Leonardo Stagg (Equador) e Carlos Terán (Venezuela).

O chileno Gustavo Fabre é um dos integrantes do Comitê de Auditoria e Cumprimento, enquanto que no Comitê de Governança se destacam Eduardo Ache (Uruguai) e Felipe Cuantuarias (Peru).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo