Esporte

Real Madrid joga pelo empate com Málaga para conquistar título espanhol

Real Madrid pode ser campeão no final de semana contra o Málaga

18/05/2017 12h17

O Real Madrid, líder do Campeonato Espanhol, com 90 pontos, visitará neste domingo o Málaga, precisando de um empate para conquistar o título do Campeonato Espanhol, enquanto o Barcelona secará o arquirrival e tentará bater o Eibar, em casa, para se sagrar campeão.

Os dois times estão separados por três pontos, e para se sagrar campeão pela primeira vez desde 2012, os 'Blancos' não podem permitir que a equipe catalã deixe tudo igual, já que o primeiro critério de desempate é o confronto direto.

No confronto pela 14ª rodada, no estádio Camp Nou, houve empate em 1 a 1. No segundo turno, na 33ª rodada, o Barça levou a melhor por 3 a 2, em pleno estádio Santiago Bernabéu, por isso, levará vantagem se ambos terminarem a competição com 90 pontos.

A disputa equilibrada, cheia de altos e baixo, se tornou mais igual ainda nas últimas semanas, devido tropeços dos dois times. Nesta quarta-feira, no entanto, o Real venceu jogo atrasado com o Celta de Vigo por 4 a 1, fora de casa, e se isolou na ponta, ficando muito perto de arrebatar o troféu.

O time madrilenho busca a 33ª conquista no Espanhol, aumentando o recorde, já que o Barcelona aparece na segunda posição do ranking, com 24 títulos. O jejum, no entanto, vem desde a temporada 2011/2012 e nas últimas quatro edições da competição o Real acabou sendo vice-campeão.

Na busca, ao menos de um empate no duelo com o Málaga, a equipe madrilenha pode contar com um forte retrospecto, pois, nos últimos compromissos como visitante no campeonato, conseguiu sair como vencedor. Na casa do Málaga, por sua vez, houve apenas uma derrota nos últimos 34 anos.

Para a partida da última rodada, o técnico francês Zinedine Zidane deverá repetir a formação da vitória contra o Celta, com Navas; Danilo, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro Modric, Kroos e Isco; Cristiano Ronaldo e Benzema.

No Málaga, que ocupa a 11ª posição, já sem chances de ir a torneios europeus ou de ser rebaixado, o duelo marcará a despedida do futebol do capitão, o zagueiro brasileiro Weligton, assim como a do também defensor, o argentino Martín Demichelis.

O Barcelona, por sua vez, joga as esperanças em repetição da rodada final das temporadas 1991/1992 e 1992/1993, quando o Real Madrid perdeu na última rodada e deixou o troféu cair no colo do rival catalão. Nas duas vezes, o Tenerife foi o algoz da equipe da capital.

Desta vez, além de torcer para o Málaga levar a melhor no estádio La Rosaleda, Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar terão que fazer o dever de casa e bater o Eibar, que está na oitava posição da tabela. O título, se conquistado, será o terceiro consecutivo dos 'Blaugranas' no Espanhol.

Para o jogo decisivo, o técnico Luis Enrique tem apenas uma dúvida, a presença do zagueiro Gérard Piqué, que está com um vírus estomacal. Já o argentino Javier Mascherano está em fase final de recuperação e ainda não sabe se poderá ser escalado. Caso os dois fiquem fora, Marlon voltará a aparecer no time titular.

O domingo ainda será histórico para a torcida do Atlético de Madrid, que se despedirá do estádio Vicente Calderón, que será demolido. Este é o último jogo do time, já garantido na terceira posição do campeonato, na casa, antes da mudança para o estádio Wanda Metropolitano.

O rival dos 'Colchoneros' será o Athletic Bilbao, que ainda luta para se garantir na Liga Europa. Se vencer, a equipe basca carimba o passaporte para o torneio continental. A situação é a mesma para o Villarreal, sexto na tabela, que precisa dos três pontos, na visita ao Valencia, para ir ao torneio.

Sétima colocada, a Real Sociedad jogará fora de casa, contra o Celta de Vigo. Se fechar a disputa nesta posição, a equipe precisará torcer para o Barcelona conquistar o título da Copa do Rei da Espanha, em que enfrentará o Alavés, já que, por estar garantindo na 'Champions', abriria uma vaga extra na Liga Europa.

Neste sábado, o Sevilla, que já assegurou a quarta posição, pegará o vice-lanterna e rebaixado Osasuna, em casa. O jogo deve marcar a despedida do técnico argentino Jorge Sampaoli, cada vez mais perto de ser anunciado como comandante da seleção 'albiceleste'.

A 38ª e última rodada do Espanhol será aberta nesta sexta-feira, com o Granada, último colocado, recebendo o Espanyol, décimo na classificação da competição.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo