Topo

Gol de Pimpão garante vaga do Botafogo nas oitavas de final da Libertadores

19/05/2017 00h12

Redação Central, 18 mai (EFE).- O Botafogo conquistou, com uma rodada de antecedência, sua classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores ao vencer o Atlético Nacional-COL, por 1 a 0, gol de Rodrigo Pimpão, na noite desta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela quinta rodada do grupo 1.

Com o resultado, o alvinegro chegou aos 10 pontos, empatado com o Barcelona de Guayaquil-EQU, mas perdendo a liderança nos critérios de desempate. O placar desta noite no Rio de Janeiro também significou a eliminação precoce da equipe colombiana, atual campeã da competição.

Os alvinegros, não querendo frustrar novamente sua torcida, após a derrota em casa na rodada anterior para o Barcelona, começaram a partida de maneira fulminante.

Logo aos dois minutos o time carioca quase abriu o placar, após Rodrigo Pimpão dar um passe para Camilo. O meia dominou mal diante do goleiro Armani e a bola sobrou para o atacante Roger que chutou na trave.

Aos 14, o Botafogo chegou a balançar as redes, mas foi anulado pela arbitragem. Roger fez o pivô e tocou Rodrigo Lindoso. O volante chutou para o gol, mas o assistente já tinha marcado o impedimento.

Veio o segundo tempo e não demorou muito para os mais de 33 mil alvinegros que foram ao Engenhão comemorassem o gol da classificação. Aos cinco minutos, Lindoso avançou pelo meio e deu um belo passe para Rodrigo Pimpão. O atacante invadiu a área e chutou cruzado, fazendo 1 a 0.

Vencendo, o técnico Jair Ventura resolveu tirar o centroavante Roger e colocou Guilherme em seu lugar, apostando na velocidade do jogador. E aos 31, o camisa 20 puxou um contra-ataque onde trocou passes com Pimpão. Ele entrou na área, tentou driblar o goleiro da equipe colombiana, mas Armani conseguiu impedir o segundo gol alvinegro, jogando para escanteio.

Na cobrança, o zagueiro Joel Carli desviou a bola que passou raspando na trave, gerando um novo escanteio para o Botafogo. Já na parte final, o Atlético Nacional tentou o empate, mas parou na defesa alvinegra.

Após o apito final, a torcida alvinegra lembrou a eliminação do Flamengo no dia anterior, mostrando caixões com o escudo do rival.

Na próxima quinta, o Botafogo, ainda brigando pela liderança do grupo, enfrentará o Estudiantes-ARG, na Argentina.