Topo

Última rodada do Inglês definirá duas últimas vagas para a Champions

Manchester City espera confirmar vaga na Liga dos Campeões - Andrew Yates/Reuters
Manchester City espera confirmar vaga na Liga dos Campeões Imagem: Andrew Yates/Reuters

19/05/2017 16h15

Manchester City, Liverpool e Arsenal disputam neste domingo as duas últimas vagas na Liga dos Campeões da Europa, por meio do Campeonato Inglês, na despedida do Chelsea, campeão nacional por antecipação, com grande festa no estádio Stamford Bridge, em duelo com o rebaixado Sunderland.

Na competição, os quatro melhores colocados carimbam passaporte para a Liga dos Campeões. Primeiro, segundo e terceiro vão direto para a fase de grupos, enquanto o quarto é obrigado a participar das etapas preliminares - além disso, o país ainda pode ter quinto representante, caso o Manchester United conquiste a Liga Europa.

O City está em melhor situação, com 75 pontos, e precisa apenas de uma vitória no duelo com o Watford, 16º na tabela, para ficar com a vaga. Se empatar, o time torcerá que o Liverpool, que tem 73, não vença tirando a desvantagem de três gols de saldo.

Os 'Reds', de Philippe Coutinho e Roberto Firmino, pegarão o já rebaixado Middlesbrough, em casa. Uma vitória basta para carimbar a ida à 'Champions', pelo menos, com garantia de disputa das fases preliminares.

Na quinta colocação, atualmente, fora da zona de classificação para o torneio continental, o Arsenal tentará o último golpe, em partida contra o Everton, no Emirates Stadium. O time londrino está com 72 pontos e pode, mesmo com um empate, forçar um jogo-extra pela último vaga.

Isso aconteceria se o Liverpool perder seu compromisso, o que deixaria os dois concorrentes com mesmo número de pontos. Neste caso, o regulamento prevê a disputa da partida, que também valeria para definir campeão e rebaixados.

O domingo ainda será marcado pelo último jogo do Chelsea no Inglês. O campeão por antecipação enfrentará o Sunderland, envolto por grande expectativa quanto ao jogador que levantará o troféu, já que John Terry, que se despede do clube, é o capitão, mas reserva, enquanto Gary Cahill vem ostentando a braçadeira.

Vice-campeão, o Tottenham se despede da competição encarando, fora de casa, o rebaixado Hull City. A grande atração será o atacante Harry Kane, que marcou quatro vezes na goleada sobre o Leicester por 6 a 1, e assumiu a artilharia do Inglês, com 26 gols, dois a mais que Romelu Lukaku, do Everton.

A rodada final ainda vai ser decisiva para a definição do oitavo colocado, que pode ter vaga na Liga Europa. Isso porque, se o Manchester United conquistar essa edição do torneio continental, em que fará final com o Ajax, vai à próxima 'Champions' e abrirá uma vaga a mais.

Além do time que ficar em quinto, o Everton também já está assegurado na segunda competição em importância organizada pela Uefa. O outro classificado poderia ser, assim, o oitavo lugar, que pode ser de Southampton, atualmente, ocupando o posto, West Bromwich, Bournemouth e Leicester.

Os 'Saints' receberão o Stoke City, o 'Albion' jogará fora de seus domínios contra o Swansea. Já os outros dois postulantes se enfrentarão, com o atual campeão, precisando tirar uma grande diferença no saldo de gols.