Topo

Fim de semana termina com 3 mortes no Everest

22/05/2017 12h44

Katmandu, 22 mai (EFE).- O fim de semana no Everest, a montanha mais alta do mundo, situada no vale de Khumbo, na fronteira entre Nepal e China, terminou com as mortes de três escaladores, dois dos quais - um indiano e um eslovaco - foram encontrados nesta segunda-feira, enquanto a terceira vítima, um alpinista americano, foi achado no domingo.

O indiano Ravi Kumar, de 27 anos, morreu no domingo ao cair por uma garganta situada a cerca de 8.400 metros de altitude e após ter chegado ao do topo do mundo, de 8.848 metros, no sábado, informou à Agência Efe o diretor da companhia Arun Treks, o nepalês Phupu Chowang Sherpa.

"Seu corpo está em um terreno de difícil acesso e é extremamente complicado recuperá-lo", indicou Phupu.

Já o corpo do escalador eslovaco Vladimir Strba, de 49 anos, foi encontrado no acampamento quatro, a 7.900 metros de altitude, com "graves ferimentos" devido ao congelamento.

"Ele pode ter morrido por congelamento e hipotermia", disse à Efe um porta-voz do Departamento de Turismo do Nepal, Gyanendra Shrestha.

As mortes de Kumar e Strba na parte nepalesa da cordilheira do Himalaia se somam a registrada ontem, de um americano, que havia sobrevivido à avalanche causada pelo terremoto de 2015, em sua tentativa de escalar o Everest.

Desde o início da temporada de escalada, em meados de abril, ao menos cinco alpinistas morreram em sua tentativa de ascender ao topo do mundo.

No início deste mês, o nepalês Min Bahadur Sherchan morreu aos 86 anos quando tentava se tornar a pessoa mais velha a chegar ao cume da montanha. Uma semana antes, o suíço Ueli Steck, conhecido como "máquina suíça" e um dos escaladores mais prolíficos do planeta, morreu ao cair por uma encosta.

Pelo menos 365 alpinistas receberam autorização do governo nepalês para escalar o Everest nesta temporada, um número recorde após anos de crise no setor devido ao cancelamento da temporada em 2015 pelo terremoto e a avalanche que em 2014 matou 16 montanhistas.

Na atual temporada, mais de 200 escaladores chegaram ao cume da montanha mais alta do mundo pelas faces sul (Nepal) e norte (China), entre eles os brasileiros Karina Oliani, que alcançou o topo da montanha neste domingo pela face norte, e Adriano Freire, que chegou ao cume no dia 16 de maio pela face sul.