Esporte

Ajax e United decidem Liga Europa em clima de tensão e tristeza por atentado

23/05/2017 16h48

Redação Central, 23 mai (EFE).- Ajax e Manchester United decidirão nesta quarta-feira, na Friends Arena, em Solna, na Suécia, a Liga Europa, em meio a grande comoção em todo o continente por causa do atentado ocorrido na cidade que sedia o time inglês, em que 22 pessoas morreram.

De acordo com a Polícia, na noite desta segunda-feira, um suicida detonou um explosivo de fabricação caseira em uma das saídas da Manchester Arena, depois da execução da última música do show da cantora americana Ariana Grande. Boa parte do público era composto por crianças e adolescentes.

Em comunicado, a Uefa garantiu que não há qualquer informação de atividade terrorista que tenha a final do torneio como alvo, mas, apesar disso, revelou que trabalha em conjunto com as autoridades suecas para garantir a segurança para os envolvidos na partida, além de torcedores.

O jogo desta quarta-feira é a primeira decisão europeia do Ajax desde 1995/1996. Naquela oportunidade, o time que contava com Van der Sar, Frank e Ronald de Boer, Davids, Kluivert e Kanu perdeu a chance de defender o título da Liga dos Campeões ao cair para a Juventus na final, nos pênaltis.

O United, por sua vez, vai atrás da única conquista ainda não alcançada. Desde 2011, o clube não chegava a uma final de torneio continental. Ainda com o escocês Alex Ferguson no comando, os Diabos Vermelhos acabaram derrotados pelo Barcelona, na 'Champions'.

O título da Liga Europa, além disso, valerá para as duas equipes a presença na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. O Ajax já está garantido no torneio, por ser vice-campeão holandês, no entanto, a princípio terá que participar de fases preliminares.

Já os Diabos Vermelhos ficaram apenas com o sexto lugar do Inglês, com isso, se perderem a final em Solna, disputarão de novo a competição secundária. Em caso de vitória, o país terá quatro representantes nos grupos, já que Chelsea, Tottenham e Manchester City se garantiram - o Liverpool entrará antes na disputa.

Para o jogo, o grande desfalque é o centroavante sueco Zlatan Ibrahimovic, sueco, atualmente do United e que despontou internacionalmente com a camisa do Ajax. O jogador sofreu grave lesão durante duelo com o Anderlecht, pelas quartas de final, e com isso perderá a final.

Na defesa, o técnico português José Mourinho não terá o marfinense Eric Bailly, expulso no duelo de volta das semifinais, com o Celta de Vigo. O outro zagueiro do time, Chris Smalling é dúvida, por problemas físicos. O holandês Daley Blind ganhará vaga no time, enquanto Phil Jones poderá atuar.

No gol, o argentino Sergio Romero deverá voltar ao time titular, como vem acontecendo na Liga Europa, em que o reserva substitui habitualmente o espanhol David de Gea. Já o meia belga Marouane Fellaini também segue como interrogação, por causa de dores musculares.

No Ajax, o jovem elenco comandado por Peter Bosz só não terá o lateral-esquerdo Nick Viergever está fora por estar suspenso, já que foi expulso na derrota para o Lyon por 3 a 1, pela volta das semifinais, na França. Sem o reserva imediato Daley Sinkgraven, lesionado, Jairo Riedewald deverá atuar.

No time titular, outro destaque é o atacante Amin Younes, que foi convocado pelo técnico Joachim Löw para defender a Alemanha na Copa das Confederações. O meia brasileiro David Neres, ex-São Paulo, deverá começar a decisão no banco de reservas.



Prováveis escalações:.

Ajax: Onana; Veltman, Sánchez, De Ligt e Riedewald; Klaasen, Schöne e Ziyech; Traoré, Dolberg e Younes. Técnico: Peter Bosz.

Manchester United: Romero; Valencia, Smalling (ou Jones), Blind e Darmian; Herrera, Fellaini (ou Carrick) e Pogba; Lingard, Mkhitaryan e Rashford. Técnico: José Mourinho.

Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia), auxiliado pelos compatriotas Jure Praprotnik e Robert Vukan.

Estádio: Friends Arena, em Solna (Suécia).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo