Topo

Barcelona expressa apoio a Messi e família após condenação por fraude

24/05/2017 17h05

Barcelona, 24 mai (EFE).- O Barcelona reiterou nesta quarta-feira o apoio a Lionel Messi e ao pai do jogador, Jorge Messi, após a decisão tomada hoje pelo Tribunal Supremo da Espanha, que condenou os dois por crimes fiscais.

O porta-voz do clube, Josep Vives, afirmou que o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, entrou em contato com a família do jogador para expressar apoio.

"A família se mostrou muito grata, não só pelo gesto de hoje, mas também pelo apoio que receberam o jogador e a família por parte do clube ao longo de todo deste processo. O clube, obviamente, seguirá apoiando Messi, seu pai e sua família", afirmou Vives.

O Supremo considerou Messi e seu pai culpados por três crimes contra a Fazenda Pública por terem sonegado 4,1 milhões de euros obtidos com a exploração dos direitos de imagem do atacante.

Messi foi condenado a 21 meses de prisão, e o pai do jogador a 15 meses, após o Supremo considerar um atenuante para a pena.

É provável que não haverá prisão para os Messi, já que habitualmente esse tipo de pena, quando trata-se de condenação inferior a dois anos, é suspensa por parte do tribunal que assina a sentença se não houver antecedentes criminais.

Além da pena de prisão, a condenação inclui multas de dois milhões de euros ao jogador e de 1.395.000 euros ao pai (redução de 100 mil euros à multa imposta pelo Tribunal de Barcelona a Jorge Messi).