Esporte

Botafogo pega Estudiantes para avançar como líder do grupo na Libertadores

24/05/2017 15h35

Buenos Aires, 24 mai (EFE).- Já classificado para as oitavas de final da Taça Libertadores, o Botafogo enfrenta o Estudiantes na próxima quinta-feira para avançar como líder do grupo 1.

Com dez pontos conquistados, o 'Glorioso' está empatado com o Barcelona de Guayaquil, mas fica atrás dos equatorianos por ter menos gols marcados do que o adversário: 7 contra 6.

Dessa forma, só a vitória interessa aos comandados de Jair Ventura, que ainda podem ficar com a liderança dependendo do resultado da outra partida da chave. No mesmo dia e horário, o Barcelona encara o Atlético Nacional, na Colômbia.

Para ficar com a ponta do grupo sem precisar fazer contas, o 'Glorioso' tem que vencer na Argentina e torcer por um empate do Barcelona na Colômbia. Caso os dois times vençam, os alvinegros têm que derrotar o Estudiantes por uma diferença de gols suficiente para reverter a vantagem atual dos equatorianos.

O Barcelona também leva a melhor sobre o Botafogo nos critérios seguintes. Depois dos gols favoráveis, o regulamento indica como desempate o número de gols marcados fora de casa. Foram quatro marcados pelos equatorianos e três pelos cariocas.

O último critério é o ranking da Conmebol. Mais frequente nas competições continentais e finalista derrotado pelo Vasco em 1998, o Barcelona ocupa o 39ª lugar. O Botafogo é apenas o 79º colocado.

Os dois adversários também prometem fazer jogo duro. Apesar de já eliminados da sequência da Libertadores, Estudiantes e Atlético Nacional disputam uma vaga na Copa Sul-Americana. Os argentinos ocupam a terceira posição, com cinco pontos, e garantem a classificação com o empate. Os colombianos, com três pontos, precisam vencer e torcer por um triunfo do Botafogo para avançar.

Para a partida, Jair terá alguns desfalques importantes. Além de Walter Montillo e Emerson Silva, que seguem no departamento médico, Camilo sentiu incômodo e será poupado. João Paulo, que já atuou como armador do time, deve ganhar vaga no meio-campo.

Outra ausência importante é de Rodrigo Pimpão. Suspenso por acúmulo de cartões amarelos, o atacante, um dos destaques do time no torneio, nem viajou para a Argentina. Sassá, afastado por indisciplina, também fica no Rio de Janeiro.

Jair, porém, pode ter um reforço no setor defensivo. Emerson Santos, poupado na vitória sobre a Ponte Preta, por 2 a 0, foi relacionado e deve disputar vaga com Marcelo na lateral-direita.

"Respeitamos o Estudiantes, mas vamos buscar nosso objetivo, que é ser primeiro do grupo. Sabemos que é melhor definir os confrontos em casa", explicou o técnico, já projetando as oitavas de final.

Pelo lado do Estudiantes, a partida será marcada pela nova aposentadoria de Juan Sebastián Verón, de 42 anos, presidente do clube e que voltou aos gramados apenas para a disputa do torneio.

Assim como Jair, o técnico Nelson Vivas colocará força máxima em campo para garantir a vaga na Sul-Americana, mas também terá desfalques. Suspenso, Jonathan Schunke está fora do jogo. Santiago Ascacíbar, Lucas Rodríguez e Juan Foyth foram convocados pela seleção da Argentina para a disputa do Mundial sub-20.



Prováveis escalações:.

Estudiantes: Andújar; Aguirregaray, Marchioni, Desábato e Dubarbier; Solari, Otero, Damonte, Cascini e Verón; Lucas Viatri. Técnico: Nelson Vivas.

Botafogo: Catito Fernández; Marcelo, Igor Rabello, Carli e Víctor Luís; Bruno Silva, Airton, Rodrigo Lindoso e João Paulo; Guilherme e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Árbitro: Eduardo Gamboa (Chile), auxiliado pelos compatriotas Marcelo Barraza e Claudio Ríos.

Estádio: Centenária de Quilmes, em Buenos Aires (Argentina).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo