Esporte

Grêmio passa fácil pelo Zamora e garante liderança do grupo 8

25/05/2017 23h49

Porto Alegre, 25 mai (EFE).- Era necessário apenas um empate diante do dono da pior campanha de toda a fase de grupos da Taça Libertadores, mas o Grêmio não mediu forças diante do Zamora, venceu por 4 a 0 em Porto Alegre nesta quinta-feira e confirmou a classificação para as oitavas de final com a melhor campanha de sua chave.

O Imortal evitou qualquer tipo de sofrimento e marcou três gols ainda no primeiro tempo, num intervalo de seis minutos, dois com Luan e um com Barrios, e garantiu a liderança do grupo 8. Pedro Rocha ainda deixou o seu na etapa final e completou a goleada.

A vitória tranquila na Arena do Grêmio levou o time do técnico Renato Gaúcho a 13 pontos, dois a mais que o Guaraní, que segurou o 0 a 0 com o Deportes Iquique no Paraguai e avançou em segundo. Os dois classificados ficam esperando agora o sorteio do dia 14 de junho para conhecerem os próximos adversários.

Ao representante chileno, que terminou a participação na Libertadores com dez pontos, restou uma vaga na Copa Sul-Americana, enquanto o Zamora não somou um ponto sequer.

A partida na capital gaúcha teve um espectador especial, o meia-atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique, que foi apoiar a equipe através da qual despontou para o futebol.

O principal desfalque dos donos da casa foi o volante Ramiro, expulso no último compromisso pela Libertadores, na derrota para o Iquique por 2 a 1. O meia-atacante argentino Gastón Fernández foi o substituto. Além disso, continuam fora os laterais Edilson e Marcelo Oliveira, os meio-campistas Maicon e Douglas e os atacantes Bolaños e Jael.

O Zamora, por sua vez, poupou forças. O time entrou em campo já eliminado e está com as atenções voltadas para as quartas de final do Campeonato Venezuelano, em que terá pela frente o Monagas.

Como era de se esperar, o Grêmio atacou mais desde o começo e teve a primeira chance com cinco minutos de bola rolando. Barrios recebeu dentro da área e chutou para defesa do goleiro Salazar em dois tempos. Pouco depois, aos nove, Michel encheu o pé, o centroavante paraguaio pegou a sobra e obrigou o arqueiro adversário a trabalhar novamente.

Salazar ia se consagrando. Aos 14 minutos, Luan chutou cruzado, e o goleiro espalmou. No rebote, ele ainda pegou a tentativa de Pedro Rocha e contou com o apoio da defesa, que afastou o perigo.

O gol do Grêmio ia amadurecendo e quase aconteceu aos 21, em falta frontal sofrida por Pedro Rocha. Luan cobrou e acertou a trave esquerda de Salazar, que desta vez apenas olhou e torceu.

Um minuto depois, a rede enfim balançou. Pedro Rocha recebeu esquerda, limpou a marcação com um lindo drible e mandou para a área até e Luan teve apenas o trabalho de completar e fazer 1 a 0.

Como diz o chavão do futebol, "a porteira foi aberta", e a rede continuou balançando. Aos 25, Fernández recebeu de Pedro Rocha, cruzou e encontrou Barrios, que entrou pela pequena área, concluiu e aumentou a vantagem.

O terceiro aconteceu três minutos depois, em pênalti de Filipetto em Cortez, que apareceu como elemento surpresa na esquerda da área. Luan bateu com bastante categoria e converteu.

Após ter sido massacrado, o Zamora enfim atacou aos 33, com Martínez, que chutou da entrada da área e mandou rente ao alvo. A resposta do Tricolor foi dada logo no lance seguinte, em finalização de Pedro Rocha de fora da área. Salazar deu rebote, e Barrios arrematou pela linha de fundo.

Depois de algum tempo de alívio para os visitantes, o Grêmio voltou a pressionar nos instantes antes do intervalo. Aos 40 minutos, Pedro Rocha recolheu e passou para Cortez, que acionou Luan. O atacante foi bloqueado. Quatro minutos depois, Michel emendou de primeira após toque de Barrios e errou o alvo.

O bicampeão continental demorou a entrar no ritmo na volta do vestiário e levou um susto aos seis minutos. Após cobrança de falta de García, Grohe cortou mal, e a sobra ficou com Martínez, mas Kannemann travou.

Mas aos poucos o time anfitrião foi retomando o controle das ações. Aos 12 minutos, Léo Moura cruzou, Barrios desviou e errou o alvo por centímetros. Na sequência, aos 18, Pedro Rocha marcou o quarto. Gata Fernández enfiou, o camisa 9 driblou o goleiro e tocou para a rede para deixar o seu.

O gol animou o jovem atacante, que fez mais uma boa jogada aos 25. Ele cortou a marcação pela esquerda e bateu forte para a área em busca de um pé que colocasse a bola para a rede, mas ninguém conseguiu. Em seguida, aos 28, Léo Moura levantou, Salazar saiu mal e Fernández cabeceou por cima.

Percebendo que, aos poucos, seu time perdia poder de fogo, Renato Gaúcho mandou a campo Léo Gomes, Everton e Fernandinho, que foi derrubado por Ovalle dentro da área, aos 36, reacendendo a partida. Mas Luan desta vez bateu no meio do gol, e o goleiro interceptou.

Ainda houve uma última chance para que o quinto gol saísse, aos 40 minutos, mas Pedro Rocha pecou pelo excesso de confiança. O atacante ficou de frente para Salazar, mas chutou por cobertura, exagerou na força e cedeu tiro de meta.



Ficha técnica:.

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura (Léo Gomes), Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur (Fernandinho) e Gastón Fernández (Everton); Luan, Pedro Rocha e Barrios. Técnico: Renato Gaúcho.

Zamora: Salazar; Faría (Gallardo), Filipetto, Flores e Ovalle; Pinto e Hernández; Pérez (Mayker González), Martínez (Moreno) e García; Ynmer González. Técnico: Francesco Stifano.

Árbitro: Juan Albarracín (Equador), auxiliado pelos compatriotas Ricardo Baren e Flavio Nall.

Gols: Luan (2x), Barrios e Pedro Rocha (Grêmio).

Cartões amarelos: Hernández, Gallardo e Pinto (Zamora).

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo