Topo

Wenger fica? Arsenal vence Copa da Inglaterra e aumenta dúvida sobre técnico

27/05/2017 15h35

Londres, 27 mai (EFE).- O Arsenal venceu neste sábado o Chelsea por 2 a 1, no Estádio de Wembley, conquistou pela 13ª vez na história a Copa da Inglaterra e fez com que aumentasse a interrogação sobre o futuro do técnico francês Arsene Wenger, a quem a torcida do clube chegou a fazer campanha pela demissão.

'Wenger out' (Fora Wenger, em português) foi o lema visto recorrentemente nas arquibancadas 'gunners' ao longo da temporada, depois de mais uma eliminação da equipe na Liga dos Campeões da Europa e a ausência na luta pelo título inglês, em campeonato que a equipe ficou na quinta posição, apenas.

Hoje, contra o detentor do título da principal competição nacional, o Arsenal jogou futebol ofensivo e dominou o adversário. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, abriu o placar em gol polêmico do atacante chileno Alexis Sánchez, em lance que os jogadores do Chelsea reclamaram de toque na mão do camisa 7, além de um "impedimento passivo" do meia galês Aaron Ramsey.

Aos 23 da etapa complementar, os 'Blues' ainda ficaram com um homem a menos, com a expulsão do meia-atacante nigeriano Victor Moses, que recebeu segundo cartão amarelo ao simular falta dentro da área do adversário. Ainda assim, a equipe comandada pelo italiano Antonio Conte empatou aos 31, com o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa.

A reação do Arsenal foi imediata, com o gol da vitória saindo aos 34 do segundo tempo, marcado por Ramsey, após bela assistência do atacante francês Olivier Giroud, que havia entrado em campo um minuto antes, substituindo o inglês Danny Welbeck.

Dois brasileiros participaram da partida, ambos do lado do Chelsea, o zagueiro David Luiz, que foi titular e ficou todo o duelo em campo, além do meia Willian, que entrou aos 27, substituindo o meia espanhol Pedro, e deu o passe para Diego Costa balançar as redes.

Esta foi a 13ª conquista dos 'Gunners' no torneio mais antigo do mundo. A equipe também ergueu o troféu em 1930, 1936, 1950, 1971, 1979, 1993, 1998, 2002, 2003, 2005, 2014 e 2015, deixando para trás o Manchester United e voltando assim a reinar sozinho no ranking de campeões do torneio nacional.

O campeão da Copa da Inglaterra garante vaga na fase preliminar da Liga Europa, no entanto, o Arsenal já havia carimbado passaporte para a fase de grupos do torneio continental, pelo quinto lugar no Inglês. O outro representante do país será o Everton, sétimo na tabela do campeonato nacional.

O Chelsea, que não vence a competição desde 2012, por sua vez, pelo título da liga, disputará na próxima temporada a Liga dos Campeões da Europa.