Esporte

Ex-dirigente da federação da Guatemala se diz culpado em escândalo da Fifa

02/06/2017 19h53

Nova York, 2 jun (EFE).- O ex-secretário geral da Federação de Futebol da Guatemala (Fedefut), Héctor Trujillo, se declarou culpado nesta sexta-feira, em Nova York, de duas acusações de fraude e conspiração pela participação no escândalo de corrupção de dirigentes da Fifa.

O réu, que está em prisão domiciliar sob uma fiança de US$ 4 milhões, deu assim uma reviravolta na decisão de dezembro de 2015 ao se considerar culpado hoje em um tribunal federal no Brooklyn.

O ex-dirigente da Fedefut, de 63 anos, enfrenta uma pena de 20 anos por cada uma das acusações quando for sentenciado no dia 20 de setembro, segundo um comunicado da promotoria.

Trujillo, que também é ex-juiz do Tribunal Constitucional da Guatemala, admitiu durante a audiência ter recebido centenas de milhares de dólares de propina da empresa World Media, com sede em Miami, em troca dos direitos de marketing de partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e também de 2022, de acordo com a promotoria.

Segundo a acusação, a empresa enviou eletronicamente o dinheiro da propina de um banco nos EUA para outro banco, onde um sócio de Trujillo tinha conta. Então, este sócio transferia o dinheiro para outra instituição na Guatemala onde o ex-dirigente tinha a sua conta.

Trujillo foi detido em dezembro de 2015 em um cruzeiro na Flórida como consequência do escândalo de corrupção em torno da Fifa. O Departamento de Justiça dos EUA acusa ex-dirigentes da entidade de enriquecimento ilícito por terem recebido propina para ceder o direito dos anúncios durante a transmissão das partidas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo