Esporte

Tóquio-2020 terá basquete 3x3, provas mistas no atletismo e judô por times

Jean-Christophe Bott/AP
Kit McConnell, diretor esportivo do COI, durante entrevista Imagem: Jean-Christophe Bott/AP

Do UOL, com informações da EFE

09/06/2017 12h08

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta sexta-feira (9) a inclusão de uma série de novas modalidades para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, entre eles o basquete 3x3, em meia quadra, o triatlon e o BMX freestyle.

Outras das novidades são os revezamentos mistos na natação (4x100) e no atletismo (4x400), o aumento das categorias femininas no boxe, canoagem e remo. O judô e o tiro com arco também terão competições mistas por equipes, segundo as decisões aprovadas na reunião realizada hoje em Lausanne, na Suíça.

"Potencializar a participação feminina e as competições urbanas, de interesse dos jovens, é objetivo dessas mudanças", afirmou o COI em comunicado divulgado após a decisão.

Com as alterações, Tóquio 2020 terá 15 eventos a mais do que nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, mas 285 menos atletas. No entanto, a participação feminina será a maior da história, como explicou o COI em nota.

Vinicius Cardozo, presidente da Associação Nacional de Basquete 3x3, comemorou a inclusão da disciplina na Olimpíada.

"Trabalhamos forte no processo evolutivo do basquete 3x3 no Brasil. A Fiba, desde início, buscava colocar o 3x3 nos Jogos Olímpicos e acreditamos nesse projeto. Hoje estamos realizados! São mais de 90 torneios oficiais e seis mil pessoas atendidas pela ANB3x3. Mas, nosso maior legado foi difundir as regras, a forma de jogar o basquete 3x3, capacitar profissionais do esporte e revelar atletas para disputa de Mundiais da modalidade. Criado em 2010, o 3x3 ainda é uma novidade entre os atletas e fãs do basquetebol, por isso nosso trabalho está só no começo", afirmou o dirigente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo