Esporte

Ostapenko repete Guga e conquista 1º título da carreira em Roland Garros

10/06/2017 13h28

Paris, 10 jun (EFE).- Pela primeira vez em 20 anos uma tenista conquistou em Roland Garros o primeiro título da carreira: a autora do feito foi a letã Jelena Ostapenko, que neste sábado levantou o troféu depois de vencer a romena Simona Halep por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4 e 6-3.

Ostapenko tinha como melhores resultados no circuito profissional os vice-campeonatos em Charleston (2017), Doha (2016) e Quebec (2015) e levantou seu primeiro troféu no saibro parisiense, repetindo o que o brasileiro Gustavo Kuerten fez em 1997.

Coincidentemente, a letã nasceu em 8 de junho de 1997, dia em que Guga bateu o espanhol Sergi Bruguera para obter o primeiro de seus três títulos na capital francesa.

A tenista de 20 anos ocupa, até o momento, o 47º lugar do ranking e se tornou a primeira não cabeça de chave de Roland Garros na chave feminina a ser a vencedora desde 1933, além de campeã de Grand Slam mais jovem desde que a russa Maria Sharapova ganhou o US Open em 2006 com 19 anos e 4 meses.

Entre as mulheres, a última tenista a ter inaugurado a sala de troféus com um dos 'Majors' havia sido a americana Barbara Jordan, que faturou o Aberto da Austrália de 1979.

Mais experiente, Halep já tinha disputado a final em Paris, em 2014, quando perdeu para a russa Maria Sharapova, mas mais uma vez viu adiado o sonho de chegar a seu primeiro Slam ao perder de virada, em 1h59min de partida.

A romena, campeã em Madri e finalista em Roma no saibro neste ano, conseguiu parar a força dos golpes de Ostapenko no set inicial e venceu por 6-4. Depois, ainda abriu 3-0 no segundo set e ainda teve três break points para chegar a 4-0.

Foi então que começou a reação de Ostapenko, que em momento algum abriu mão de seu jogo ofensivo, salvou o game e depois perdeu apenas mais um, pra fechar em 6-4 e igualar a decisão.

No terceiro set, Halep saiu na frente novamente e teve 3-1 e serviço. No entanto, 'Penko' ganhou os cinco games seguintes e garantiu a histórica vitória.

Com o título, a tenista da Letônia assumirá a 12ª posição do ranking da WTA. Já a romena teria se tornado a número 1 do mundo se tivesse vencido, mas terá de se contentar em voltar a ser vice-líder, atrás da alemã Angelique Kerber.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo