Topo

Copa 2018

Japão tropeça no Iraque e se complica nas Eliminatórias

Keisuke Honda cai no chão após dividida no jogo entre Japão e Iraque - Amin M. Jamali/Getty Images
Keisuke Honda cai no chão após dividida no jogo entre Japão e Iraque Imagem: Amin M. Jamali/Getty Images

13/06/2017 15h13

A seleção japonesa ficou no empate com o Iraque em 1 a 1 nesta terça-feira, em Teerã, e viu sua própria situação no Grupo B das Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2018 se complicar com o fim da terceira rodada.

No jogo disputado no Shahid Dastgerdi Stadium, os 'Samurais Azuis' até saíram na frente com gols de cabeça de Osako, aos 28 minutos do primeiro tempo. Entretanto, aos 28 da etapa final, o zagueiro Yoshida e o goleiro Kawashima se atrapalharam e Mahdi Kamil aproveitou para empatar.

O empate até permitiu que a equipe dirigida por Vahid Halilhodzic voltasse à liderança da chave, mas com 17 pontos, um a mais que Arábia Saudita e Austrália, justamente os dois adversários dos japoneses nas rodadas restantes.

Na classificatória da Ásia, os donos das duas primeiras posições de cada grupo obtêm vaga para o Mundial. Os dois terceiros colocados se enfrentarão em um mata-mata para definir quem encara o quarto melhor da Concacaf na repescagem.

A luta pelos três primeiros lugares ficou restrita a essas três seleções. Quem aparece em quarto são os Emirados Árabes, que empatou a Tailândia, lanterna, também em 1 a 1 em Bangcoc e agora tem dez pontos.

No Grupo A, a China, do técnico Marcelo Lippi, praticamente deu adeus à Copa ao ficar no 2 a 2 com a Síria em Krubong. Com isso, continua na quinta posição e soma seis pontos, seis a menos que o Uzbequistão, terceiro. Entre os dois estão justamente os sírios, com nove.

Copa 2018