Topo

Com CR7 dividido, Portugal pega Rússia para evitar eliminação precoce

20/06/2017 11h02

Moscou, 20 jun (EFE).- Sob o risco de uma eliminação precoce na Copa das Confederações após o empate com gosto amargo contra o México, Portugal tem um desafio complicado contra a anfitriã Rússia nesta quarta-feira, principalmente porque o ambiente da seleção tem sido abalado pela situação fora de campo de Cristiano Ronaldo.

Acusado de fraudar a Receita da Espanha em 14 milhões de euros, o craque português foi eleito o melhor jogador do empate contra o México por 2 a 2, mas foi autorizado pela Fifa a descumprir o protocolo e não conceder entrevista coletiva.

Magoado com a denúncia e com o tratamento dado pela imprensa espanhola ao caso, Cristiano teria afirmado, segundo o jornal português "A Bola", que deixará o Real Madrid.

A notícia da provável saída do atacante movimentou os bastidores do futebol nos últimos dias. Ontem, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, disse não ter conversado com Cristiano sobre o assunto para não trabalhar o ambiente da seleção portuguesa na Copa das Confederações. No entanto, afirmou que conversará com o jogador depois do torneio para definir seu futuro no clube.

Cristiano terá a oportunidade de mostrar que está focado na Copa das Confederações na Otkrytie Arena, casa do Spartak Moscou, contra os donos da casa, que, no entanto, vêm empolgados pela boa apresentação e a vitória por 2 a 0 sobre a Nova Zelândia na estreia.

Com a presença do presidente do país, Vladimir Putin, no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, os anfitriões não tiveram dificuldades contra os neozelandeses e apresentaram um jogo ofensivo vistoso. No entanto, o técnico Stanislav Cherchesov deve fazer mudanças para a partida decisiva contra Portugal.

Líder do grupo A do torneio com três pontos, a Rússia ficou em boa posição para se classificar para as semifinais depois do empate entre seus dois principais na chave. Por isso, arrancar um ponto contra Cristiano Ronaldo e seus companheiros não é visto como um resultado ruim por Cherchesov.

Apesar da possibilidade de adotar postura mais defensiva contra Portugal, a Rússia deve entrar em campo praticamente com o mesmo time que venceu a Nova Zelândia. Uma das poucas mudanças pode ocorrer na lateral-direita. Igor Smolnikov deve ganhar lugar do veterano Alexander Samedov.

Pelo lado de Portugal, o técnico Fernando Santos disse que faria rotações no time durante a Copa das Confederações. A ideia, no entanto, deve ser deixada de lado devido à importância da partida. Se perder para a Rússia, a seleção lusa, principal favorita, correrá grande risco de ser eliminada na primeira fase do torneio.

Contra o México, Santos preferiu escalar um trio ofensivo com Cristiano, Nani e Ricardo Quaresma. Apesar do maior poder ofensivo, o time perdeu força no meio-campo e chegou a ser dominado pelo adversário em alguns momentos da partida.

Por esse motivo, Santos deve promover algumas mudanças para reforçar o setor. Quaresma pode ser sacado do time para dar lugar a André Silva. No entanto, é mais provável que Nani deixe a equipe para a entrada de Gerson Martins, que iniciou a jogada do segundo gol contra o México.



Prováveis Escalações:.

Rússia: Akinfeev; Smolnikov, Dzhikiya, Vasin, Kudryashov e Zhirkov; Glushakov, Erokhin, Golovin e Poloz; Smolov. Técnico: Stanislav Cherchesov.

Portugal: Patricio; Cédric, Pepe, Fonte e Guerreiro; Gomes, Martins, Carvalho e Moutinho; Quaresma e Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Estádio: Otkrytie Arena, em Moscou (Rússia).

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália), auxiliado pelos compatriotas Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini.