Topo

Comunicador que chamou Caicedo de "macaco" e "gorila" admite retirar ofensas

21/06/2017 15h51

Lima, 21 jun (EFE).- O comentarista e apresentador peruano Phillip Butters anunciou nesta quarta-feira que retirará as expressões "macaco" e "gorila" que usou para se referir ao atacante equatoriano Felipe Caicedo, se o jogador tiver ficado ofendido.

"Se Caicedo se sente ofendido em sua dignidade, eu retiro o que disse, e já. Só não é preciso fazer disso uma questão de Estado, porque não é", disse Butters, durante programa da "Radio Exitosa", em que atua.

A declaração foi dada depois que ontem, a Federação Equatoriana de Futebol e o empresário do atacante anunciaram que processariam o comentarista e apresentador, por ter se negado a pedir desculpas pelos insultos.

Butters se defendeu hoje dizendo que cresceu, como todos os peruanos, "sendo chamado pelos equatorianos de galinha", enquanto os vizinhos recebem o adjetivo de "macacos", tentando minimizar a polêmica.

"É parte da gíria futebolística, e nunca me senti ofendido, nem foi preciso comunicados de embaixadores e federações. Há equatorianos que tem uma superioridade física brutal com relação aos nossos, como quando comparo Felipe Caicedo e Paolo Guerrero. Estamos falando de um jogador com características físicas elogiáveis. E foi o que fiz", garantiu o comunicador.

Butters afirmou ainda que o atacante equatoriano é livre para processá-lo, mas advertiu que um comentário brincalhão em meio a debate sobre futebol, "não configura crime", segundo a justiça peruana.

Na última quinta-feira, o apresentador, no programa que mantém na "Radio Exitosa", comentava sobre o jogo entre Equador e Peru, que que acontecerá em setembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, quando começou a falar de Caicedo.

"Os equatorianos não são pretos, são crocodilos gigantes, que têm bíceps nas pálpebras. Se você fizer um teste de DNA em Felipe Caicedo, verá que não é humano, é um macaco, um gorila. São ums pretos apertados, que te mordem e te passam ebola", disse.