Topo

CR7 marca no início e dá 1ª vitória a Portugal na Copa das Confederações

21/06/2017 14h00

Moscou, 21 jun (EFE).- A seleção portuguesa bateu nesta quarta-feira a Rússia por 1 a 0, na Otkrytiye Arena, em Moscou, graças ao gol marcado por Cristiano Ronaldo, e se colocou em posição confortável para se classificar para as semifinais da Copa das Confederações.

O camisa 7 mais badalado da atualidade, que esteve apagado na estreia do atual campeão europeu, em empate com o México em 2 a 2, balançou as redes pela primeira vez no torneio aos 8 minutos do primeiro tempo. O craque, assim como outros companheiros, tiveram inúmeras chances de ampliar, mas, quase sempre, pararam no goleiro Igor Akinfeev.

Estrela absoluta da primeira rodada da competição, o VAR, como é chamado o sistema de auxílio em vídeo para a arbitragem, que hoje foi comandado pelo brasileiro Sandro Meira Ricci, não chegou a entrar em cena.

Com a vitória, Portugal chega a quatro pontos, liderando a chave de maneira isolada, e agora só precisa de um empate na rodada final, em que enfrentará a Nova Zelândia, em São Petersburgo, para avançar. A Rússia aparece na segunda posição, com três pontos, e terá que fazer "final" com o México, em Kazan.

Logo mais, no complemento da segunda rodada do grupo A, mexicanos e neozelandeses duelarão no Estádio Olímpico Fisht, em Sochi.

O jogo desta quarta-feira foi disputado em Moscou, mas quem se sentiu em casa desde o primeiro minuto foi a equipe lusitana. Com Cristiano Ronaldo participando desde o apito inicial, o caminho para o gol ficou ainda mais curto, tanto é que o placar foi aberto logo aos 8 minutos do primeiro tempo.

Após cruzamento preciso da esquerda de Raphaël Guerreiro, o camisa 7 apareceu no segundo pau, nas costas da defesa, e testou sem dar chances para Akinfeev, que foi buscar a bola no fundo das redes, logo no começo de sua 100ª partida pela Rússia.

Aos 31, CR7 apareceu outra vez na direita, mas agora com a bola no chão. O craque deu drible desconcertante no zagueiro Vasin e soltou a bomba, parando em ótima defesa do goleiro do CSKA Moscou, que salvou com os pés.

Na etapa complementar, Akinfeev brilhou cedo, logo aos 4 minutos. Cédric acertou bom cruzamento, André Silva subiu mais que a zaga e testou no canto esquerdo do goleiro, que mostrou elasticidade e espalmou para fora.

Aos poucos, a equipe da casa avançou em busca do gol, mas deu espaços para os visitantes. Aos 13, Cédric acertou uma bomba de longe, mas parou em nova ótima defesa do goleiro dos anfitriões. Cinco minutos depois, Cristiano teve nova chance, mas cabeceou para fora.

A pequena pressão da Rússia chegou a deixar a torcida eufórica, mas faltaram chances claras de gol, para, de fato, incomodar Portugal. O técnico Fernando Santos, para evitar surpresas, fechou o time, deixou CR7 isolado na frente e apostou no contra-ataque.

Aos 47, após escanteio da direita, o zagueiro Dzhikiya foi responsável pela finalização mais perigosa dos donos da casa, no jogo, subindo mais que a zaga adversária e testando por cima da meta defendida por Rui Patrício.



Ficha técnica:.

Rússia: Akinfeev; Shishikin (Erokhin), Dzhikiya, Vasin, Kudryashov (Bukharov) e Kombarov (Poloz); Glushakov, Golovin, Samedov e Zhirkov; Smolov. Técnico: Stanislav Cherchesov.

Portugal: Rui Patricio; Cédric, Pepe, Bruno Alves e Guerreiro (Eliseu); William Carvalho, Adrien Silva (Danilo), Bernardo Silva e André Gomes; Cristiano Ronaldo e André Silva (Gélson Martins). Técnico: Fernando Santos.

Estádio: Otkrytie Arena, em Moscou (Rússia).

Gol: Cristiano Ronaldo (Portugal).

Cartões amarelos: Glushakov, Dzhikiya e Samedov (Rússia); Pepe e Bernardo Silva (Portugal).

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália), auxiliado pelos compatriotas Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini.