Topo

Libertad joga por vitória para desbancar Guaraní e conquistar Apertura

21/06/2017 16h55

Assunção, 21 jun (EFE).- O Libertad recebe neste sábado o Independiente de Campo Grande, em jogo que uma vitória garante o título do Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio, enquanto, simultaneamente, o Guaraní visita o Nacional, de olho em ultrapassar o rival ou, pelo menos, forçar um jogo-extra.

O time alvinegro lidera a competição, com 46 pontos, e até poderia ter erguido o troféu no último fim de semana, quando superou o Sportivo Luqueño, fora de casa, por 3 a 0, com dois gols do meia Jesús Medina e um do atacante Jorge Recalde.

A festa foi impedida, no entanto, devido a vitória do Guaraní sobre o Rubio Ñu por 2 a 1, que levou a equipe aos 45 pontos. O resultado positivo veio de forma dramática, com empate sofrido a menos de dez minutos do fim, e gol heróico marcado pelo meia uruguaio Marcelo Palau nos acréscimos.

Neste sábado, há três cenários possíveis, o título do Libertad, que virá em caso de vitória, ou se obtiver resultado igual ou melhor que o concorrente. O Guaraní, para ser campeão, precisa dos três pontos e de um tropeço do líder.

Além disso, se o algoz do Corinthians na Taça Libertadores de 2015, ficar na igualdade, e o atual primeiro colocado for derrotado, haverá empate em pontos ao término da última rodada. Com isso, de acordo com o regulamento, será disputado o jogo-extra, em estádio neutro.

No estádio Dr. Nicolás Leoz, o Libertad contará, principalmente, com o faro do atacante Santiago Salcedo, artilheiro da competição com 14 gols. Logo atrás, aparece Alfio Oviedo, com 11, justamente jogador do Independiente, que está na sexta posição, com 29 pontos.

O Guaraní, por sua vez, vai ao Defensores del Chaco encarar o Nacional, oitavo na competição, com 23 pontos, apostando em Néstor Camacho, terceiro na tabela de goleadores do Apertura, com 10 gols.

Vale lembrar que o campeão da primeira metade do Paraguaio irá à próxima edição da Libertadores. O vencedor do Clausura, que sera no segundo semestre, e os dois times que fizerem mais pontos no acumulado dos dois torneios, também garantem vaga continental.

De olho, justamente, em manter a regularidade, por estarem fora da disputa do título, Olimpia e Cerro Porteño se despedirão nesta quinta-feira do Apertura, em jogos contra General Díaz e Sportivo Trinidense, respectivamente.

O 'Decano', como é conhecido o time alvinegro de Assunção, é terceiro colocado na tabela, com 35 pontos. Já o 'Ciclón', quarto, com 34, não é mais comandado pelo uruguaio Gustavo Matosas, ex-jogador de São Paulo, Atlético Paranaense e Goiás, e será treinado na última rodada pelo interino Jorge Núñez.

O Sol de América, rival da Ponte Preta na Copa Sul-Americana, encerra participação neste sexta-feira, recebendo o Sprtivo Luqueño. A equipe está na quinta posição, com 33 pontos e pode até ultrapassar os dois principais times do país, se vencer e ambos tropeçarem.



Programação da 22ª e última rodada do Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio:.



Quinta-feira.

General Díaz - Olimpia.

Cerro Porteño - Sportivo Trinidense.

Sexta-feira.

Sol de América - Sportivo Luqueño.

Rubio Ñu - Deportivo Capiatá.

Sábado.

Libertad - Independiente.

Nacional - Guaraní.