Esporte

Paris vira grande parque olímpico para promover candidatura aos Jogos

Jacques Demarthon/AFP
Basquete de cadeiras de rodas fez parte de promoção de campanha olímpica Imagem: Jacques Demarthon/AFP

23/06/2017 12h41

A cidade de Paris, que pretende organizar os Jogos Olímpicos de 2024, promoveu nesta sexta-feira sua candidatura com a instalação temporária de uma pista de atletismo flutuante sobre o rio Sena, áreas para a prática de esportes coletivos na esplanada dos Inválidos e um velódromo junto ao Arco de Triunfo.

A capital francesa escolheu este dia - lembrando 23 de junho de 1894, quando o barão Pierre de Coubertin anunciou a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), na Universidade Sorbonne de Paris - para realizar um grande ato em apoio à sua candidatura entre hoje e amanhã.

A possibilidade de praticar pelo menos 30 modalidades olímpicas foi aberta na manhã desta sexta-feira ao público em dez pontos da cidade.

Um dos atos mais espetaculares - o único que não foi aberto ao público geral - foi o da descida do rio Sena em caiaque, desde Saint Denis, na periferia, ao centro de Paris.

O copresidente do comitê de candidatura Paris 2024, o medalhista olímpico de canoagem Tony Estanguet, liderou uma comitiva integrada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Outro dos atrativos da iniciativa é a instalação de uma espetacular pista de atletismo flutuante, entre as pontes dos Inválidos e Alexandre III.

Várias figuras do esporte francês apadrinharam estes eventos, como o judoca Teddy Riner, o jogador de basquete Nicolas Batum e o ex-jogador de futebol Lilian Thuram.

"A França inteira e todos os franceses estão mobilizados com a candidatura de Paris 2024", assegurou em um comunicado a ministra do Esporte, Laura Flessel, campeã olímpica de esgrima.

As chances da capital francesa de sediar os Jogos Olímpicos aumentaram após ser aberta a possibilidade de escolher as sedes das Olimpíadas tanto de 2024 como de 2028, e não só de uma edição.

Paris e Los Angeles são as únicas cidades que concorrem aos Jogos de 2024, após a desistência de três rivais - Hamburgo, Roma e Budapeste -, assim como para os de 2028.

Se a assembleia do COI adotar em 11 e 12 de julho o que foi proposto em junho pela Comissão Executiva do COI, ambas as cidades receberão os Jogos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo