Esporte

Promotoria aceita substituir pena de Lionel Messi por multa de 510 mil euros

23/06/2017 11h05

(Corrige valor da multa).

Barcelona, 23 jun (EFE).- A Promotoria aceitou substituir por uma multa de 510 mil euros a condenação de 21 meses de prisão que o Tribunal de Barcelona impôs ao atacante Lionel Messi por conta da fraude de 4,1 milhões de euros.

Segundo informações de fontes jurídicas passadas para Agência Efe, a Promotoria se mostrou ontem favorável à suspensão da pena de prisão de Messi e seu pai, antes da oitava seção do Tribunal de Barcelona, que os condenou a 21 e 15 meses de prisão, respectivamente, por fraude fiscal nos exercícios de 2007, 2008 e 2009.

Após o Tribunal Supremo confirmar no mês passado a condenação do jogador, o tribunal agora deve executar a sentença e decidir se substitui a pena de prisão por uma multa ou, como alternativa, suspender a entrada do jogador na prisão, já que Messi não tem antecedentes criminais e não foi condenado a mais de dois anos.

A defesa de Messi e de seu pai solicitou para que o tribunal substitua a pena de prisão por uma multa ou, subsidiariamente, que se lhe suspenda a entrada em prisão, desde que o jogador não volte a cometer algum crime durante o tempo de condenação.

Em sua carta ao Tribunal, o promotor apoia como primeira opção que a pena de prisão de Messi e de seu pai seja substituída por multa, com o pagamento da quota máxima, que é de 400 euros por dia, um total de 510 mil euros.

Alternativamente, no caso de ser rejeitada a substituição da pena, a Promotoria manifestou que não se opõe a suspensão da entrada deles na prisão, mas que durante um período de três anos, Messi e seu pai não poderão ser condenados novamente, caso contrário, correm o risco de cumprir as duas penas.

O Ministério Público aceita suspender a pena do jogador e o seu pai, levando em conta que são "réus primários", que não têm antecedentes criminais, e que ambos aceitaram devolver a Fazenda os 4,1 milhões de euros fraudados.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Esporte

Topo