Esporte

Rodada final do Argentino define vagas na Libertadores e último rebaixado

23/06/2017 19h07

Buenos Aires, 23 jun (EFE).- Com o título já conquistado pelo Boca Juniors, a última rodada do Campeonato Argentino, que começará neste sábado e terminará apenas na próxima quarta-feira, terá como grandes atrativos a definição dos classificados para a próxima Taça Libertadores e o quarto rebaixado para a segunda divisão.

O Boca garantiu a taça na terça-feira, sem entrar em campo, com a derrota do então segundo colocado, o Banfield, para o San Lorenzo no estádio Nuevo Gasómetro.

O time 'xeneize', que acumulou 60 pontos em 29 rodadas, ainda empatou com o Olimpo em 2 a 2 no dia seguinte em Bahía Blanca, mas optou por fazer a partida festiva neste domingo e comemorar com sua torcida em La Bombonera. A equipe dirigida por Guillermo Barros Schelotto enfrentará o Unión, 22º colocado.

O adversário dificilmente estragará a alegria do campeão. O time de Santa Fé ocupa a 23ª colocação e ganhou apenas um dos últimos 11 jogos que disputou, o que levou à demissão do técnico Pablo Marini.

Quem também comemorou a derrota do Banfield foi o River Plate, que assumiu a vice-liderança. Os 'Millonarios' somam 55 pontos e, assim como o arquirrival, já está garantido na próxima edição da Taça Libertadores.

O último jogo do River será contra o Colón, que chegou a brigar pelos primeiros lugares, mas perdeu força nas rodadas finais e agora está apenas em décimo, atuando em casa no domingo apenas para cumprir tabela.

A semana no clube de Buenos Aires foi das mais conturbadas. Dois jogadores do elenco dirigido por Marcelo Gallardo, o zagueiro Lucas Martínez Quarta e o meia Camilo Mayada, foram flagrados em exames antidoping na Libertadores.

Com os dois tradicionais rivais já classificados, restam três vagas na edição de 2018 do principal torneio interclubes da Conmebol, duas na fase de grupos e uma na segunda fase preliminar, que ficará com o quinto colocado do Argentino.

O Banfield, com 54 pontos, e o Estudiantes, com 53, dependem apenas das próprias forças e estarão na competição com uma vitória nesta última rodada. O time de La Plata jogará em casa contra o já rebaixado Quilmes na terça-feira e tem tudo para confirmar seu posto.

O 'Taladro', por sua vez, provavelmente terá maior dificuldade, já que no domingo receberá o Racing em confronto direto. 'La Academia' vem na sétima colocação, com 52 pontos.

A quinta posição, que leva à chamada "pré-Libertadores" atualmente é do Independiente, que também tem 52 e na terça-feira medirá forças em Avellaneda com o Lanús, outro que ainda sonha, já que é nono, com 49. Em sexto, com os mesmos 52 pontos, vem o San Lorenzo, que fará o último jogo do campeonato na quarta diante do Talleres, no campo do adversário.

Com um fio de esperança, o Newell's Old Boys precisa torcer contra Independiente, Racing e San Lorenzo e ainda vencer o Godoy Cruz em Rosario na terça-feira por diferença maior que a imposta pelo Lanús diante do 'Rei de Copas'.

San Lorenzo, Racing, Newell's, Lanús, Colón (48 pontos) e Defensa y Justicia (46) ocupam as posições que levam à próxima Copa Sul-Americana.

Na parte de baixo da tabela, Quilmes, Sarmiento e Atlético Rafaela já estão rebaixados. Aldosivi e Olimpo disputarão confronto direto contra a queda em Mar del Plata, com vantagem do empate para o time visitante. Se perder, a equipe de Bahía Blanca precisará que o Temperley seja derrotado pelo Vélez Sarsfield no José Amalfitani.

Em caso de revés tanto de Aldosivi quanto de Temperley, os dois disputarão uma partida de desempate para definir quem será despromovido.



Programação da 30ª e última rodada do Campeonato Argentino:.



Sábado.

Defensa y Justicia - Gimnasia La Plata.

San Martín - Rosario Central.

Domingo.

Atlético Rafaela - Sarmiento.

Banfield - Racing.

Boca Juniors - Unión.

Colón - River Plate.

Segunda-feira.

Aldosivi - Olimpo.

Arsenal de Sarandí - Tigre.

Huracán - Belgrano.

Patronato - Atlético Tucumán.

Vélez Sarsfield - Temperley.

Terça-feira.

Estudantes - Quilmes.

Independiente - Lanús.

Newell's Old Boys - Godoy Cruz.

Quarta-feira.

Talleres - San Lorenzo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo