Topo

Bolt inicia em Ostrava a última "turnê europeia" da carreira como velocista

27/06/2017 16h36

Redação Central, 27 jun (EFE).- O jamaicano Usain Bolt iniciará nesta quarta-feira, em Ostrava, na República Tcheca, a última "turnê europeia" da carreira, que culminará com a participação no Campeonato Mundial de Atletismo, em agosto, em Londres, na Grã-Bretanha.

O recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos participará pela nona vez do chamado 'Golden Spike Ostrava', competição para qual foi convicado quando ainda era um desconhecido juvenil.

"Os torcedores tchecos sempre me deram um caloroso acolhimento", afirmou recentemente o jamaicano.

Bolt se despediu no último dia 10 dos compatriotas, ao participar dos 100 metros rasos no campeonato nacional de atletismo, em prova que venceu com o tempo de 10s03, que o coloca como 21ª colocado no ranking da temporada.

Em Ostrava, o astro da competição ganhou certa folga e não terá nenhum rival que poderá colocar a vitória em risco. O velocista com melhor tempo depois de Bolt em 2017 é o cubano Yunier Pérez, que correu em 10s10 neste ano. Depois aparecem o turco Jak Ali Harvey (10s15) e o eslovaco Jan Volko (10s16).

O meeting terá dez campeões olímpicos, com destaque para o britânico Mo Farah, medalhista de ouro no Rio de Janeiro nos 5 mil e 10 mil metros, que disputará a segunda prova em Ostrava, e o sul-africano Wayde Van Niekerk, vencedor dos 400 metros rasos, que disputará os não-oficiais 300 metros.

O queniano David Rudisha, que levou a melhor na capital fluminense nos 800 metros, que estreará nos 1000 metros. Outro campeão olímpico nascido no país africano, Conseslus Kipruto chega à cidade tcheca como favorito nos 3 mil metros com obstáculos.

Outros medalhistas de ouro no Rio que estão confirmados em Ostrava são o canadense Derek Drouin (salto em altura), o alemão Thomas Rohler (lançamento do dardo), o americano Christian Taylor (salto triplo), o tajique Dilshod Nazarov e a polonesa Anita Wlodarczyk (lançamento do martelo).