Topo

Jorge Mendes diz nunca ter feito assessoria fiscal a jogadores agenciados

27/06/2017 15h28

Madri, 27 jun (EFE).- O empresário português Jorge Mendes depôs nesta terça-feira em um tribunal de Madri, na Espanha, como investigado no caso de suposta fraude fiscal do atacante colombiano Falcao García, garantiu nunca ter prestado assessoria em assuntos financeiros aos jogadores que agencia.

"Mendes afirmou que, em todos os casos, os próprios jogadores escolhem seus assessores para assuntos fiscais, sem vinculação alguma com ele", divulgou hoje, por meio de comunicado, a Gestifute, empresa de Mendes.

De acordo com o texto, o agente prestou depoimento durante 45 minutos, em que afirmou se dedicar "exclusivamente" a representar jogadores nas negociações com os clubes, "para a determinação das condições salariais de seus contratos".

"Nem Mendes, nem os colaboradores intervieram na constituição das estruturas societárias dos jogadores que representa, nem, tampouco, na assessoria fiscal dos mesmos", aponta comunicado.

A Gestifute ainda disse no tribunal que é acionista, e não administrador da empresa Polaris, sediada na Irlanda, que foi ligada com estruturas societárias de alguns dos representados por Mendes investigados pela Promotoria de Madri.

O Tribunal de Instrução número 1 de Alcorcón investiga denúncia do Ministério Público contra o colombiano Falcao García, atualmente no Monaco, e ex-Atlético de Madrid, por sonegação de 5,66 milhões de euros entre 2012 e 2013, com o uso de estrutura de empresas para esconder dinheiro recebido em direitos de imagem.

Entre os jogadores agenciados por Jorge Mendes, também estão os portugueses Cristiano Ronaldo, Fabio Coentrão, Ricardo Carvalho, o argentino Ángel di María, e o técnico José Mourinho, também acusados de fraudes semelhantes na Espanha.