Esporte

Aviação Militar paquistanesa encerra busca por montanhistas após avalanche

01/07/2017 07h03

Islamabad, 1 jul (EFE).- A Aviação Militar do Paquistão deu por encerrada a busca pelos montanhistas Alberto Zerain, da Espanha, e Mariano Galván, da Argentina, depois que os helicópteros de resgate confirmaram que ambos foram levados por uma avalanche no monte Nanga Parbat, de 8.125 metros.

"A equipe de busca viu marcas até um ponto e (depois) estas desaparecem, de modo que confirma que (os montanhistas) estão enterrados sob uma avalanche. A Aviação Militar nos confirmou que já não estão entre nós", disse à Agência Efe uma fonte diplomática espanhola no Paquistão, que pediu o anonimato.

O porta-voz desse departamento militar para a região, Muhammed Irfan, explicou à Efe que dois helicópteros sobrevoaram a montanha entre 5h30 e 11h locais (entre 21h30 da sexta-feira e 3h de sábado Brasília) e afirmou que as operações foram encerradas depois que as aeronaves retornaram de mãos vazias.

O chefe da Administração do distrito de Diamer, Dildar Ahmed, também confirmou o fim dos trabalhos de busca.

O grupo que acompanha a expedição no País Basco, no norte da Espanha, assinalou em um comunicado que esta situação leva "tristemente, a descartar a possibilidade de sobreviventes".

Os alpinistas estavam desaparecidos na aresta Mazeno do Nanga Parbat há uma semana, depois que o 'radiotracker' do montanhista espanhol parou de enviar sinais após marcar uma queda de 150 metros, aproximadamente, a cerca de 6 mil metros de altitude.

A primeira saída de helicópteros ocorreu na quarta-feira e, após mais de três horas de busca, a equipe foi obrigada a retornar por causa do mau tempo e não pôde voltar a voar até hoje.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo