Topo

Sagan derruba Cavendish em epata caótica e é expulso do Tour; francês vence

04/07/2017 14h25

Vittel (França), 4 jul (EFE).- O francês Arnaud Demare (FDJ) venceu uma etapa do Tour de France pela primeira vez na carreira nesta terça-feira, um percurso de 207 quilômetros entre Mondorf les Bains (Luxemburgo) e Vittel (França), em dia marcado por uma queda do britânico Mark Cavendish (Dimension Data) que causou a expulsão do eslovaco Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), atual campeão mundial.

Demare completou o percurso em 4h53min54s e superou o norueguês Alexander Kristoff (Katusha Alpecin) no sprint final, o que o levou ao topo do pódio de forma inédita.

A quarta etapa do Tour foi um festival de quedas. Uma primeira dentro dos últimos quilômetros cortou o pelotão, e outra, posterior, derrubou o alemão John Degenkolb (Trek-Segafredo) e Cavendish.

Na parte final do percurso, o britânico, campeão por pontos da edição de 2011 da prova, ficou encurralado entre o gradil de proteção e Sagan, que o acertou com o cotovelo e o derrubou. Degenkolb não conseguiu frear a tempo e caiu junto.

Considerado responsável pelo acidente, o dono da camisa arco-íris foi punido com o acréscimo de 30 segundos em seu tempo total na classificação geral em um primeiro momento, mas depois os comissários reviram as imagens do ocorrido e o excluíram.

A classificação geral ainda é liderada pelo também britânico Geraint Thomas (Sky), com 14h54min25s, 14s de frente para o compatriota e companheiro de equipe Chris Froome, segundo colocado.

A quinta etapa, marcada para esta quarta, será o primeiro teste mais forte em montanha. O trajeto será iniciado em Vittel, e a linha de chegada estará em La Planche des Belles Filles.