Topo

Botafogo começa luta para derrubar mais um campeão na Libertadores

05/07/2017 12h59

Montevidéu, 5 jul (EFE).- O Botafogo, que vem de três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, vai em busca da volta por cima nesta quinta-feira, quando visitará o Nacional, em Montevidéu, pela ida das oitavas de final da Taça Libertadores.

O time uruguaio será o quarto campeão da competição que o Alvinegro encarará nesta edição, depois de passar pelo Colo-Colo na segunda fase, Olimpia na terceira, e deixar para trás Estudiantes e Atlético Nacional - além do Barcelona, de Guayaquil, que também avançou - na fase de grupos.

O desempenho recente da equipe carioca, no entanto, vem preocupando o torcedor. Nas últimas duas rodadas da competição nacional, foram duas derrotas, para Avaí, em casa, e Corinthians, que jogaram o Fogão para o décimo lugar. Além disso, o time perdeu para o Atlético Mineiro, pela ida das quartas da Copa do Brasil.

"A Libertadores é o melhor remédio para curar essas derrotas. Perder nunca é bom e acho que essa sequência de derrotas tem que acabar na quinta. O Brasileiro é difícil, mas nosso objetivo é a Libertadores. A gente quer jogar muito esse jogo", avaliou o atacante Róger, em entrevista coletiva.

Para o jogo desta quinta-feira, o técnico Jair Ventura tem uma folga no trabalho diário de montar quebra-cabeças para escalar o time, depois de série de lesões envolvendo titulares. O ápice veio na semana passada, com o meia argentino Walter Montillo anunciando o fim da carreira, devido os seguidos problemas físicos.

Dessa vez, o único desfalque é o volante Aírton, que sofreu uma fratura na tíbula no início do mês. Outro jogador da posição, o jovem Matheus Fernandes, por sua vez, se recuperou de lesão na coxa direita e viajou para o Uruguai.

Até mesmo o goleiro Jefferson, que ainda não atuou nesta edição da Libertadores, estará no banco de reservas. O ídolo alvinegro vem sendo relacionado nos últimos jogos da equipe, mas ainda não atuou. Nesta quinta-feira, o paraguaio Gatito Fernández estará na meta mais uma vez.

O Nacional, por sua vez, se classificou para as oitavas de final graças a inversão do resultado do jogo entre Lanús e Chapecoense, na Argentina, que teve placar de 2 a 1 para o time brasileiro, mas acabou invertido no tribunal para 3 a 0 para os anfitriões, devido a escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio.

Em casa, nesta edição da competição continental, o time uruguaio só venceu uma vez em casa, justamente no duelo com o Verdão do Oeste. Além disso, os 'Albos' foram derrotados pelo Lanús e o Zulia, da Venezuela.

Para o jogo desta quinta-feira, o único desfalque forçado é o atacante Rodrigo Aguirre, que está lesionado. O experiente meia Diego Arismendi ficou fora do treino de terça-feira, mas, é presença considerada certa para encarar o Botafogo.



Prováveis escalações:.

Nacional: Conde; Fucile, García, Polenta e Espino; Romero, Carballo, Arismendi e Viudez; Fernández e Silveira. Técnico: Martín Lasarte.

Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Carli, Emerson Santos e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, João Paulo, Bruno Silva e Camilo; Rodrigo Pimpão e Róger. Técnico: Jair Ventura.

Árbitro: Julio Bascuñán (Chile), auxiliado pelos compatriotas Christian Schiemann e Carlos Astroza.

Estádio: Gran Parque Central, em Montevidéu (Uruguai).