Topo

Maradona diz que sofreu insultos racistas quando jogou no Napoli

Maradona é homenageado em Nápoles - AFP PHOTO / CARLO HERMANN
Maradona é homenageado em Nápoles Imagem: AFP PHOTO / CARLO HERMANN

05/07/2017 19h26

O argentino Diego Armando Maradona, que nesta quarta-feira recebeu o título de cidadão honorário de Nápoles, assegurou que em sua passagem pelo Napoli sofreu insultos racistas por parte das torcidas rivais e que isto é um problema que continua muito atual.

Maradona foi o protagonista das comemorações dos 30 anos do primeiro título do Napoli no Campeonato Italiano e prometeu aos 10 mil torcedores presentes que falará com o presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, para que tome medidas contra o racismo.

"Quando jogávamos fora de casa sofríamos pelo racismo. Isto é um assunto que tenho que falar com Infantino, porque eu aqui o vivi pessoalmente", disse o argentino no palco montado na Praça do Plebiscito.

O evento foi organizado nesta quarta-feira porque justamente no dia 5 de julho de 1984 Maradona foi apresentado no Napoli, num estádio San Paolo completamente lotado, e o argentino disse que nesse dia saiu do campo "chorando" emocionado com a recepção da torcida.

A noite de Maradona começou no palácio da Câmara Municipal de Nápoles, onde recebeu e beijou o título de cidadão honorário da cidade, entregue pelo prefeito Luigi De Magistris.

"Quando viajo pelo mundo, sempre vejo cartazes que levam a mensagem 'quem ama não esquece'. Não há um povo que me quis tanto como vocês, napolitanos", disse Maradona após receber a homenagem.

O craque argentino também se lembrou dos que criticaram a decisão de entregar a ele o título de cidadão honorário e considerou que o fato de recebê-lo é o triunfo dos que fizeram grandes coisas pela cidade.