Topo

Djokovic vence em Wimbledon e pega algoz de Del Potro; Federer também avança

06/07/2017 18h23

Londres, 6 jul (EFE).- O sérvio Novak Djokovic venceu o tcheco Adam Pavlasek nesta quinta-feira e se classificou para a terceira rodada do torneio de Wimbledon, em que enfrentará o letão Ernests Gulbis, que deixou pelo caminho o argentino Juan Martín del Potro.

Além do triunfo de Djokovic e do adeus de 'Delpo', a quinta-feira no All England Club teve vitórias do heptacampeão Roger Federer, do atual vice-campeão Milos Raonic e de duplas de brasileiros, eliminação da tcheca Karolina Pliskova, que briga para liderar o ranking da WTA e uma grave lesão da americana Bethanie Mattek-Sands.

'Nole', número 4 do mundo, teve pela frente um fã declarado. Pavlasek, 136 na lista da ATP, não impôs resistência em momento algum e foi derrotado por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-2 e 6-1, em 1h34min de partida.

Tricampeão do torneio, o sérvio se colocou na terceira rodada pelo nono ano consecutivo. Eliminado justamente no terceiro jogo no em 2016 pelo americano Sam Querrey, Djokovic enfrentará Gulbis, que surpreendeu ao bater Del Potro em sets diretos, com 6-4, 6-4 e 7-6(3).

O calor castigou os atletas e torcedores durante a partida entre o argentino e o letão, que teve que ser interrompida por cerca de 20 minutos para que um espectador fosse atendido após passar mal devido à temperatura elevada.

Federer também não teve problemas para passar de fase. O dono de 18 títulos de Grand Slams venceu o também sérvio Dusan Lajovic por 2 a 0, com parciais de 7-6(0), 6-3 e 6-2, em apenas 1h30min, e jogará contra o alemão Mischa Zverev, que eliminou o cazaque Mihail Kukushkin.

O quinto colocado do ranking mundial enfrentou o mais velho dos irmãos Zverev quatro vezes e levou a melhor nas quatro, a última delas em Halle, há duas semanas, na campanha que culminou com o 92º título da carreira.

Derrotado pelo britânico Andy Murray na final do ano passado, o canadense Milos Raonic também passou pela segunda rodada. O sexto cabeça de chave perdeu o primeiro set diante do russo Mikhail Youzhny, mas levou a melhor de virada, com 3-6, 7-6(7), 6-4 e 7-5.

Os outros cabeças de chave que avançaram hoje foram o austríaco Dominic Thiem (8), Alexander Zverev, o tcheco Tomas Berdych (11), vice-campeão em 2010, o francês Gael Monfils (15) e o búlgaro Grigor Dimitrov (13). Por outro lado, o americano John Isner (23) deu adeus mesmo tendo encaixado 45 aces contra o israelense Dudi Sela.

Na chave feminina, a quadra número 17 foi palco de uma cena dramática. Mattek-Sands sofreu uma grave lesão durante a partida contra a romena Sorana Cirstea, e seus gritos de dor ecoaram pelo clube. A tenista permaneceu na quadra por 15 minutos até ser retirada de maca e levada a um hospital.

A americana lidera o ranking mundial de duplas e iria em busca do quarto título seguido de Grand Slam ao lado da tcheca Lucie Safarova.

Terceira cabeça de chave e tentando se colocar no topo do ranking, a tcheca Karolina Pliskova perdeu para a eslovaca Magdalena Rybarikova, 87 do mundo, por 2 a 1 de virada (3-6, 7-5 e 6-2), na primeira grande surpresa entre as mulheres. Outras duas favoritas também perderam, a francesa Kristina Mladenovic (12) e a russa Karia Kasatkina (29).

Já a líder da lista da WTA, a alemã Angelique Kerber, bateu a belga Kirsten Flipkens por duplo 7-5 e jogará contra a americana Shelby Rogers na terceira rodada. A russa Svetlana Kuznetsova (7), a polonesa Agnieszka Radwanska (9), que salvou dois match points, e a americana Coco Vandeweghe (24) são as outras pré-classificadas que também passaram de fase.

Os três brasileiros que atuaram nas duplas nesta quinta estrearam em Wimbledon com vitória. Bruno Soares, parceiro do britânico Jamie Murray, venceu os tchecos Roman Jebavy e Jiri Vesely; Marcelo Demoliner, com o neozelandês Marcus Daniell, bateu o bielorrusso Alexander Bury e o uruguaio Ariel Behar; e Beatriz Haddad Maia, com a croata Ana Konjuh, despachou as cabeças de chave número 6, a americana Abigail Spears e a eslovena Katarina Srebotnik.