Topo

Tour da Taça da Copa do Mundo passará por 24 cidades russas e 50 países

06/07/2017 16h37

Moscou, 6 jul (EFE).- O troféu da Copa do Mundo percorrerá 24 cidades da Rússia, no tour mais longo realizado desde 2006, quando a Fifa realizou pela primeira vez a iniciativa, conforme revelaram nesta quinta-feira os organizadores da longa viagem.

No país anfitrião do Mundial, que acontecerá no ano que vem, a taça irá percorrer todo o país, passando pelas 11 sedes da competição, Moscou, que tem dois estádios, São Petersburgo, Kaliningrado, Kazan, Nizhny Novgorod, Volgogrado, Saransk, Rostov, Sochi e Ecaterimburgo.

A histórica peça, erguida por alguns dos maiores nomes do futebol mundial, de seis quilos de ouro, atravessará todas as cidades mais importantes do país.

"Não há um troféu de igual importância no mundo todo. Todos o conhecem e o consideram uma obra de arte. Cada jogador sonha em poder segurá-lo", disse a secretária-geral da Fifa, a senegalesa Fatma Samoura.

O ato de anúncio e divulgação do Tour da Taça foi realizado no mítico estádio Luzhniki, que foi a principal instalação dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980.

A primeira etapa da viagem do troféu será em setembro, na cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria. O fim será no dia 3 de junho de 2018, há menos de duas semanas do início do Mundial, na capital da Rússia.

Após percorrer 15 cidades russas, a taça sairá do país-sede em dezembro, para seguir viagem por mais de 50 países, nos seis continentes, voltando em 1º de maio para Vladivostok.

A lista de localidades que o troféu da Copa do Mundo visitará fora da Rússia, assim como as respectivas datas, ainda não foram divulgadas pela Fifa.