Topo

Fifa suspende Federação do Sudão por ingerência governamental

07/07/2017 10h39

Madri, 7 jul (EFE).- A Fifa confirmou nesta sexta-feira a suspensão da Federação do Sudão (SFA) com efeito imediato por ingerência governamental, em cumprimento de uma determinação estabelecida no dia 27 de junho pela organização internacional.

A suspensão implica que nem a seleção do Sudão nem os clubes do país podem participar de competições internacionais e que nenhum representante ou oficial da federação sudanesa pode se beneficiar dos programas de desenvolvimento, cursos ou treinos da Confederação Africana (CAD).

Segundo explicou a Fifa, em cumprimento do artigo 16 de seus Estatutos, nenhuma outra associação pode estabelecer contato com a federação sancionada enquanto a punição vigorar.

A Fifa considerou ingerência governamental a aplicação de um decreto do ministro da Justiça sudanês que derrubou o presidente, Mutasim Gaafar Sir Elkhatim, e o conselho de diretores da federação local.

De acordo com a Fifa, a suspensão só acabará uma vez que se declare nulo o decreto do Ministério da Justiça e Mutasim Gaafar e seu conselho sejam restituídos aos cargos.