Topo

Esporte

Macron afirma que mundo precisa mais do que nunca de valores olímpicos

10/07/2017 16h11

Lausanne (Suíça), 10 jul (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que se transformou em um porta-voz da candidatura de Paris para organizar os Jogos Olímpicos de 2024 com a certeza de que o mundo precisa, mais do que nunca, dos valores olímpicos.

"Sou porta-voz dessa candidatura, da qual estou extremamente orgulhoso, e farei o possível para que participe dessa fórmula com a qual todos ganham, como o senhor acaba de evocar", disse Macron se dirigindo ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em uma coletiva de imprensa.

O dirigente tinha falado sobre a escolha simultânea da sede dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 que será decidida em uma assembleia extraordinária do COI amanhã. Los Angeles também é candidata.

Macron liderou a delegação de Paris que se reuniu nesta tarde com membros do Comitê Executivo do COI na sede do Museu Olímpico. Amanhã, a mesma equipe apresentará o projeto ao plenário da entidade, que estará reunida na Assembleia Extraordinária.

Em uma primeira aparição pública na visita a Lausanne, Macron afirmou que os valores olímpicos são necessários em um contexto internacional no qual as "tensões renascem e o multilateralismo é questionado".

"Precisamos de uma estrutura que defenda a concordância, para a paz e a tolerância, tudo o que é encarnado pelo movimento olímpico", comentou o presidente francês.

No plano interno, Macron garantiu que a candidatura de Paris é marcada pela "unidade completa do país". Além disso, considerou que o projeto da capital é coerente dentro de todos os pontos de vista essenciais: o esportivo, o de organização, o de sua implementação nos níveis nacional, regional e local, e quanto à segurança.

A chegada de Macron ao Museu Olímpico foi cercada de medidas de forte segurança. O local foi fechado temporariamente aos visitantes. Os mais de 50 jornalistas que trabalharam na visita também foram meticulosamente registrados pelas forças de segurança.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte