Topo

Muguruza elimina Kerber, e vai com Halep, Ostapenko e mais 5 às quartas

10/07/2017 12h32

Londres 10 jul (EFE).- A espanhola Garbiñe Muguruza venceu nesta segunda-feira a alemã Angelique Kerber, atual número 1 do mundo, e deu chance para a romena Simona Halep, que também avançou às quartas de final em Wimbledon, assumir a ponta do ranking da WTA, em dia de classificação também da letã Jelena Ostapenko, campeã de Roland Garros.

Finalista vencida na grama londrina em 2015, a 14ª cabeça de chave passou hoje pela adversária por 2 sets a 1, com 4-6, 6-4 e 6-4, em duas horas e 20 minutos. Na parcial derradeira, Muguruza chegou a estar perdendo por 2-0, mas buscou a virada para se garantir entre as oito melhores da disputa.

Agora, a espanhola terá pela frente nas quartas de final a russa Svetlana Kuznetsova, sétima favorita, que superou a polonesa Agnieszka Radwanska, nona, sem grandes dificuldades, em jogo de dois sets, fechado com 6-2 e 6-4.

Com a derrota de hoje, Kerber perderá a condição de líder do ranking mundial, que poderá ser de Halep, que hoje eliminou a bielorrussa Victoria Azarenka nas oitavas em sets diretos, com parciais de 7-6 (3) e 6-2.

A romena precisa de mais uma vitória para deixar a alemã para trás na classificação da WTA. Caso cai na próxima rodada de Wimbledon, no entanto, permitirá que a tcheca Karolina Pliskova, eliminada logo na segunda partida, fique no topo do mundo.

O jogo que vale a liderança do ranking para Halep será contra a britânica Johanna Konta, sexta cabeça de chave, que hoje eliminou a francesa Caroline Garcia, 21ª, por 2 sets a 1, com parciais de 7-6 (3), 4-6 e 6-4.

Campeã de Roland Garros neste ano, Ostapenko deu mais um passo para entrar no rol das grandes tenistas da atualidade, ao vencer a ucraniana Elina Svitolina, favorita número 4, por 2 sets a 0, com 6-3 e 7-6 (6). O resultado faz a letã alcançar, pelo menos a 11ª posição na classificação da WTA,a melhor da carreira.

Nas quartas, a jovem, de 20 anos, duelará com a americana Venus Williams, 17 anos mais velha e décima cabeça de chave em Wimbledon, que passou pela croata Ana Konjuh em outra partida com sets diretos, fechada com duplo 6-3.

O último confronto das quartas envolverá duas franco-atiradoras, a começar pela americana Coco Vandeweghe, favorita 24, que superou a dinamarquesa Caroline Wozniacki, quinta cabeça de chave, por 2 sets a 0, com 7-6 (4) e 6-4.

A rival será a eslovaca Magdalena Rybarikova, que hoje superou a croata Petra Martic em confronto com três sets de duração, fechado com 6-4, 2-6 e 6-3.