Topo

Seleção sub-15 conquista título e é recebida com grande festa no Afeganistão

10/07/2017 16h29

Kabul, 10 jul (EFE).- Os jogadores da seleção sub-15 do Afeganistão foram recebidos nesta segunda-fera em Kabul por centenas de torcedores, dois dias depois de conquistar o título da Copa da Ásia Central, com vitória sobre o Uzbequistão por 3 a 2, na decisão.

"Fico feliz que hoje nossas ruas sejam testemunhas de alegres amantes do futebol e de um comboio do esporte, em vez de bombas e protesto", disse Salim Rahmani, que saiu de casa com uma bandeira do país nas mãos, para celebrar o êxito dos jovens atletas.

Além de afegãos e uzbeques, o torneio, que foi iniciado no dia 2 deste mês, também contou com a participação de Quirguistão, Turcomenistão e Tajiquistão, anfitrião da disputa.

O elenco campeão desembarcou no aeroporto internacional de Kabul por volta de meio-dia (local). Dali, um ônibus levou os jogadores até o centro de treinamento da federação do país, sempre acompanhado por centenas de torcedores.

As cenas contrastaram com as mais comuns vistas no país nos últimos anos, já que eram muitos os sorrisos dos jovens atletas, além de cânticos e gritos de celebração.

"Foi uma grande experiência e uma doce vitória", disse Haroon, um dos campeões da competição, à Agência Efe.

O técnico da seleção sub-15, Hadi Kazimi, no entanto, aproveitou para protestar pelo abandono das autoridades do país, que, sequer aceitaram pagar diárias aos jogadores durante a Taça da Ásia Central, em valor que não superava US$ 0,50 (R$ 1,63).