Esporte

COI decide escolher de forma simultânea sedes dos Jogos de 2024 e 2028

11/07/2017 13h30

Lausanne (Suíça), 11 jul (EFE).- Os integrantes do Comitê Olimpico Internacional (COI) decidiram nesta terça-feira mudar as regras e aceitar que as sedes dos Jogos de 2024 e 2028 sejam escolhidos de maneira simultânea, abrindo passagem para que Paris e Los Angeles recebam essas duas edições do evento.

Para que isso ocorra, no entanto, as duas cidades, únicas candidatas aos Jogos de 2024 após as desistências de Hamburgo, Roma e Budapeste, deverão se comprometer por escrito e publicamente antes da eleição que aceitarão organizar qualquer uma dessas duas edições.

Dessa forma, no dia 13 de setembro, em Lima, no Peru, será definida apenas a ordem em que as duas cidades sediarão os Jogos, com a capital francesa partindo como favorita para ser a primeira, deixando 2028 para os americanos.

A concessão dupla foi definida em uma sessão extraordinária em que participaram todos os membros do COI, após uma aprovação anterior do Conselho Executivo da entidade. A partir de agora, a organização internacional e autoridades de Los Angeles e Paris buscarão um acordo através do qual todos se comprometam com o novo sistema.

O acordo estabelecerá as eventuais contribuições financeiras para as duas cidades, além de definir garantias para elas, incluindo não ser aberto um novo processo de escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2028.

Previamente à votação, houve duas horas de debate entre os integrantes do COI, muitos dos quais não entendiam exatamente o que a mudança representava.

O presidente do comitê internacional, Thomas Bach, e o vice-presidente John Coates responderam todas as perguntas, ao mesmo tempo em que tentavam convencer os outros membros de que se tratava de "uma oportunidade de ouro".

Após a decisão, os prefeitos de Los Angeles, Eric Garcetti, e de Paris, Anne Hidalgo, quebraram o protocolo e subiram ao palco agradecer por suas cidades terem sido escolhidas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo