Topo

Hamilton tenta reação na luta com Vettel e 3ª vitória seguida em Silverstone

13/07/2017 15h53

Redação Central, 13 jul (EFE).- O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, que teve problemas nas duas últimas etapas, vai tentar neste fim de semana reduzir a distância para o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, no Grande Prêmio da Inglaterra, em que tentará a quarta vitória seguida.

O campeão das temporadas 2008, 2014 e 2015 teve as vitórias na mão no GP da Europa, em Baku, por problema na proteção de cabeça do carro, chegando na quinta colocação. No último domingo, o piloto teve que largar em oitavo, por causa de punição, e acabou cruzando a linha de chegada em quarto.

Enquanto isso, Vettel emplacou uma quarta e uma segunda posição, fazendo com que a distância para Hamilton subisse de 12 para 20 pontos nestas duas últimas etapas, que foram vencidas, na ordem, pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, e o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes.

Neste domingo, o dono do carro 44 tentará levar a melhor sobre o rival, reduzindo a vantagem em, pelo menos, sete pontos, que é a diferença entre primeiro e segundo colocado na prova. Para isso, no entanto, será preciso repetir o resultado das últimas três últimas temporadas.

Além disso, Hamilton também cruzou a linha de chegada em primeiro em 2008, o que o deixa no mesmo patamar do também britânico Nigel Mansell. Na frente dos dois, está outro piloto da casa, Jim Clark, e o francês Alain Prost, ambos com cinco vitória.

Vettel, por sua vez, só levou a melhor no GP da Grã-Bretanha uma vez, em 2009, quando ainda corria pela Red Bull. No ano passado, o alemão foi quem teve problemas na pista molhada, rodou ainda no início da prova e ficou apenas na nona colocação.

Enquanto os dois líderes duelam, chegando inclusive às vias de fato na pista, em Baku, Bottas vem crescendo na temporada, com segundos lugares nos GPs do Canadá e Europa, além da vitória na Áustria. Com isso, o finlandês chegou aos 136 pontos, 15 atrás de Hamilton.

Já Ricciardo é outro que vive bom momento, com cinco pódios seguidos, contando com a vitória no Azerbaijão. Com dois abandonos nas primeiras quatro provas, o australiano já está com 107 pontos, na quarta colocação da temporada.

Felipe Massa, por sua vez, segue tentando fazer a Williams render mais, depois de uma boa participação no GP da Europa, embora o brasileiro tenha abandonado. Na Áustria, no entanto, a participação foi discreta, com a nona colocação, logo a frente do companheiro, o canadense Lance Stroll.

Nesta quarta-feira, a FIA divulgou que o espanhol Fernando Alonso, que tem dois pontos na temporada, será punido em cinco posições no grid de largada do GP da Grã-Bretanha, por causa da troca da unidade de potência de sua McLaren.

A primeira atividade em Silverstone neste fim de semana será o treino livre da manhã desta sexta-feira, marcado para às 5h (de Brasília). No sábado, às 9h, acontecerá a definição do grid de largada, e, no mesmo horário, no dia seguinte, começará a décima etapa do Mundial de Fórmula 1.