Topo

CAS reduz suspensão de ex-presidente da federação chilena de 3 para 2 anos

14/07/2017 13h01

Redação Central, 14 jul (EFE).- A Corte Arbitral do Esporte (CAS) reduziu de três para dois anos a suspensão da Fifa ao ex-presidente da federação chilena, Harold Mayne-Nicholls, que chefiou a Comissão de Avaliação das candidaturas para sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022, concedidas à Rússia e Catar, respectivamente.

Na opinião do painel da CAS que estudou o caso, o dirigente violou os artigos do Código de Ética da Fifa relativos às regras gerais de conduta, lealdade e conflito de interesses, mas não foi comprovado o descumprimento do que se refere ao oferecimento e aceitação de presentes e outros benefícios.

Por isso, os juízes da CAS - o alemão Martin Schimke como presidente, o belga Bernard Hanotiau e o italiano Luigi Fumagalli - concluíram que o período de dois anos de suspensão de qualquer atividade relacionada ao futebol "representa uma punição apropriada e proporcional".

Mayne-Nicholls, presidente da federação chilena entre 2007 e 2011 e em 2010 da comissão da Fifa que avaliou as candidaturas aos Mundiais 2018 e 2022, foi suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa por sete anos em 6 de julho de 2015.

Segundo a entidade máxima do futebol, ele violou o Código de Ética ao pedir "favores pessoais para familiares quando presidia a comissão de avaliação sem agir em interesse da Fifa".

Em 22 de abril de 2016, a Comissão de Apelação da Fifa aceitou em parte o recurso de Mayne-Nicholls e reduziu de sete para três anos o período de suspensão.

Após esperar desde então até março deste ano para ter os fundamentos da decisão de apelação e poder apresentar recurso perante a CAS, o dirigente recorreu à última instância esportiva para tentar anular a punição, que considerava "improcedente".

O chileno argumentou que, como responsável da comissão que avaliou as candidaturas das sedes, liderou "um trabalho honesto".

"Não era um trabalho de uma única pessoa. E se quisesse influir em qualquer sentido em alguma das nove candidaturas, os demais teriam resistido. Liderei um trabalho honesto, sério, profissional e com conclusões claras", apontou.