Topo

Federer vence Berdych e tentará 8º título em Wimbledon contra Cilic

14/07/2017 15h36

Londres, 13 jul (EFE).- O suíço Roger Federer venceu o tcheco Tomas Berdych nesta sexta-feira por 7-6 (4), 7-6 (4) e 6-4, em duas horas e 18 minutos, e chegou à final de Wimbledon, em busca de seu oitavo título do torneio, sem perder um único set.

Federer vai enfrentar na grande decisão o croata Marin Cilic, que venceu mais cedo o americano Sam Querrey por 6-7 (6), 6-4, 7-6 (3) e 7-5, em duas horas e 56 minutos.

Será o oitavo confronto entre Federer e Cilic, o segundo consecutivo em Wimbledon. No ano passado, o croata teve três match points para liquidar o rival, sem sucesso, e acabou derrotado.

Federer venceu os cinco primeiros confrontos entre eles, até que Cilic se vingou nas semifinais do US Open em 2014, para depois conquistar o primeiro e único título de Grand Slam de sua carreira.

O suíço lutará na final não só por vencer pela oitava vez no All England Club, mas também para conquistar o título de Wimbledon pela primeira vez sem perder um set, feito só obtido por quatro jogadores: Donald Budge (1938), Tony Trabert (1955), Chuck McKinley (1963) e Bjorn Borg (1976).

Em 2006 e 2008, Federer também chegou perto de escrever essa história, mas foi atrapalhado em ambos os casos por Rafael Nadal. Na primeira das decisões, o espanhol acabou derrotado no fim, mas venceu um set. Dois anos depois, Nadal bateu Federer e conquistou seu primeiro título em Wimbledon.

Demonstrando uma maestria insuperável nos tie-breaks, Federer teve dificuldades para bater Berdych, mas conseguiu repetir o grande nível de jogo que vem apresentando ao longo do torneio para avançar pela 11ª vez à decisão em Wimbledon.

Caso conquiste o título no domingo, o suíço retornará ao terceiro lugar do ranking da ATP. Já Berdych garantiu o 12º lugar na classificação.