Topo

Presidente da Federação Espanhola de Futebol é preso em ação anticorrupção

Angel Maria Villar - Nacho Doce/Reuters
Angel Maria Villar Imagem: Nacho Doce/Reuters

18/07/2017 06h44

A Unidade Central Operativa (UCO) da Guarda Civil prendeu, nesta terça-feira, o presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Ángel María Villar, e seu filho Gorka, durante uma operação anticorrupção ordenada pela Audiência Nacional, informaram à Agência Efe fontes da investigação.

No total, segundo as fontes, estão previstas uma dezena de detenções, como as do vice-presidente da Federação e presidente da Federação de Tenerife, Juan Padrón, além do secretário da entidade regional.

Espera-se também a realização de operações em outras entidades e escritórios profissionais, entre elas a própria sede da RFEF, segundo as fontes.

Os crimes pelos que foram detidos são administração desleal, apropriação indébita, corrupção privada e falsificação, todo isso em relação com a organização de jogos internacionais.

A suspeita é que os investigados podem ter se beneficiado através de várias empresas e em prejuízo da Federação Espanhola de Futebol da organização dessas partidas.

Fontes informaram à Efe que amistosos entre seleção espanhola e outras equipes renderam compensações financeiras ao filho de Villar, um advogado especialista em direito esportivo.

A operação Soule, é comandada pelo juiz da Audiência Nacional, Santiago Pedraz, em coordenação com as promotoras anticorrupção Inmaculada Violán e Esther González e está sob segredo de justiça.

Ángel María Villar está sendo investigado em outro processo em um Tribunal de Majadahonda (Madri) por conta de um possível tratamento preferencial aos clubes Recreativo Huelva e Marino.

Fifa cautelosa 

A Fifa aguarda a divulgação de mais dados para se pronunciar sobre a detenção de Ángel María Villar, porque "parece se tratar de um assunto interno'.

Fontes da Fifa confirmaram à Agência Efe ter conhecimento das operações que a Guarda Civil faz na sede da RFEF nesta manhã e da detenção do mandatário da entidade.

"Como parece estar relacionada com assuntos internos da Federação Espanhola, esperamos ter mais informação a respeito", declarou um porta-voz da Fifa, na qual Villar ocupa o cargo de vice-presidente sênior.